fbpx

Em visita ao IBCC, presidente do Coren-SP cria laços com enfermagem

5 de novembro

A presidente do Coren-SP,  Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Luiz da Silveira, realizaram uma visita ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) na última terça-feira (30/10). A ação coincidiu com o mês de prevenção da câncer de mama, o Outubro Rosa. Desde o início deste ano, os laços entre o IBCC e o Coren-SP vêm se estreitando com a participação ativa do Conselho em ações conjuntas com a instituição, em prol do desenvolvimento de novos projetos para apoiar os profissionais de enfermagem.

A responsável técnica de enfermagem do IBCC, Gisele Melo, diz que a nova metodologia de atuação do Coren-SP está despertando nos profissionais o sentimento de satisfação e valorização. A preocupação ativa e a proximidade com as instituições proporcionam o esclarecimento de dúvidas, facilita a manutenção dos registros profissionais e, também, auxilia no empoderamento da categoria e no desenvolvimento de competências. “A presença do Coren-SP é essencial para trazer temas que têm total relação com a rotina dos nossos profissionais , estimulando a autorreflexão, comunicação mais efetiva e o olhar atencioso com a profissão, tanto em relação ao paciente, quanto ao profissional e à instituição”, diz Gisele.

O IBCC é o hospital que abriga o primeiro mamógrafo do Brasil, o equipamento de origem francesa, que foi trazido em 1970.  Em parceria com a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia, atualmente, Fundação Oncocentro, enfermeiros e médicos viajaram por 25 municípios do estado de São Paulo para cuidar da população que era diagnosticada com diversos tipos de câncer ginecológicos, de mama e de pele, na década de 1970.

Em 2017, visando oferecer mais qualidade e cuidado com os profissionais, foi inaugurado na instituição o “Conforto do Profissional”. “Lá eles podem fazer seus horários de intervalo e descanso em um ambiente apropriado e aconchegante. O ambiente possui televisão, painel de informações e poltronas confortáveis para o descanso”, declara a enfermeira.

O hospital, tendo em vista o projeto de humanização e a importância do carinho da enfermagem com o paciente, criou painéis de agradecimentos, contendo frases e relatos de experiências de outras pessoas que já passaram por quimioterapia e radioterapia, como forma de motivar os pacientes que irão se submeter a esses tratamentos pela primeira vez.

Na foto A Responsável Técnica de Enfermagem do IBCC, Gilsele Melo, o vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Luiz da Silveira; a presidente Renata Pietro e o coordenador assistencial da unidade de internação, José Adelvo Cerqueira da Silva.

Coren-SP Parceiro realiza inscrições gratuitas em celebração ao Outubro Rosa

O Coren-SP, em parceria com IBCC, sorteou  10 inscrições gratuitas entre os profissionais de enfermagem em comemoração ao Outubro Rosa, visando a melhoria na qualidade de vida e na prevenção da saúde na enfermagem.

 O instituto realizou no dia 30/09, a 57° Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama e o evento ocorreu no Campo de Marte, em São Paulo, com  o logo do Coren-SP destacado no pórtico de largada e chegada da corrida.

Fonte: Coren

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia