fbpx

IBCC no Todos Juntos Contra o Câncer

28 de setembro

Esta semana o IBCC participou do 5ª Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) com um importante painel sobre “TMO – O empoderamento do paciente, a assistência multidisciplinar e o Centro de Excelência para superação da Leucemia”.

Com a recente expansão da Unidade, o IBCC se tornará o maior serviço de Transplante de Medula Óssea do Brasil em número de leitos. Neste painel, o IBCC apresentOU como o empoderamento do paciente e a assistência multidisciplinar são partes fundamentais para o sucesso do tratamento da Leucemia Mieloide Aguda num Centro de Excelência para o tratamento da oncohematologia.

Rodrigo Machado, atual campeão olímpico de natação dos Jogos Mundiais dos Transplantados contou seu relato e a importância de o paciente se envolver no seu tratamento sendo protagonista. Ele foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda em novembro/2012. Realizou em abril/2013 o transplante alogênico de medula óssea, em janeiro/2016 teve um câncer secundário – sarcoma granulocítico e hoje ainda em tratamento com infusões de células. A experiência do paciente foi apresentada com abordagens de tratamentos, a preocupação com sua reinserção social e como a busca incansável pela cura e qualidade de vida permeiam o sentido da assistência.

A mediadora do painel foi Joyce Romanelli, Diretora Administrativa IBCC. Ela é Publicitária, Nutricionista e Administradora Hospitalar. Cursa mestrado em Gestão para a Competitividade – Linha: gestão em saúde e trouxe os conceitos do triple e quadruple aim. A Dra Camila Simões, representou a visão médica na oncohematologia e sobre como a informação adequada e treinamento médico são fundamentais na comunicação de más notícias, o envolvimento do paciente e familiares na tomada de decisões, o treinamento técnico da equipe multidisciplinar e  como não se deve limitar os pacientes baseados em medos excessivos.

A enfermeira Suzana Mosquim, destacou como o plano único e integrado para envolver toda a equipe assistencial deve acontecer e sobre como nesse contexto a visão do paciente como alguém que não é apenas um paciente, mas alguém que tem uma vida, atividades, sonhos e planos é essencial. Thais Cardenas, coordenadora do Serviço de Nutrição do IBCC, apresentou o acompanhamento nutricional do paciente durante os mais de 200 dias internados que somaram todo o seu tratamento.

Thabata Fonseca, coordenadora da equipe multiprofissional, apresentou a atuação da fisioterapia, psicologia e sobre como as terapias complementares são essenciais para auxiliar no andamento do tratamento e sua recuperação.

O evento contou com mais de 200 pessoas na sala Galeria do World Trade Center, (SP). 

 

IBCC como Expositor

O IBCC também marcou presença no TJCC como expositor. Um stand envolveu os congressistas com jogo de perguntas e respostas digital sobre a prevenção do câncer. Também foram distribuídos brindes com a marca.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia