fbpx

Pacientes compartilham experiências sobre o câncer para estimular autocuidado

21 de novembro

Saúde Integrativa do IBCC Oncologia contribui para participação ativa do paciente na manutenção da própria saúde

O IBCC Oncologia realizou na quarta-feira (13), o segundo encontro entre profissionais, pacientes e acompanhantes da Saúde Integrativa do hospital. Um espaço dedicado para troca de informações, experiências e sobretudo para que os pacientes possam conhecer as diferentes abordagens relacionadas ao autocuidado.

A conversa teve início com a psicóloga especialista em cuidados paliativos e arteterapia aplicada à saúde, Emília Oliveira, em que abordou a importância de as pessoas em tratamento contra o câncer cuidarem dos próprios sentimentos.

A médica Juliana Barros, atuante em cuidados paliativos e coordenadora da equipe Saúde Integrativa do IBCC Oncologia falou sobre a necessidade de os pacientes reconhecerem os fatores estressantes para que possam diminui-los. “O paciente deve ter um olhar para si com acolhimento e compaixão. Ter consciência do que sente, das emoções, do corpo para que possa atuar e prevenir desgastes”, declarou.

A paciente, Cristina Amadeu, 57 anos, defende mais encontros como esse, inclusive com a participação de grupos de pacientes para troca de experiências. “São momentos oportunos de doação de quem passou pelo câncer para aqueles em tratamento. Medos e inseguranças, próprios do processo, podem ser compartilhados e minimizados com conversas e aprendizados”, destacou. Cristina descobriu câncer de mama em 2017, passou por quimioterapia, cirurgia e hoje faz acompanhamento.

A especialista em reiki da equipe, Rosa Rebolo, iniciou a fala questionando os presentes sobre de quem é a decisão de ter ou não um dia bom e complementou com a resposta: “quem define e escolhe o dia que quer ter somos nós mesmos e a partir daí temos que procurar coisas boas”, disse. Rosa acredita que as pessoas que tratam o câncer precisam cuidar da mente para enfrentar as dificuldades e sempre com um olhar para si.

Depois de dar orientações sobre posições corretas para deitar e levantar, Rosa destacou maneiras de aliviar formigamento e finalizou com uma sessão de meditação guiada para que os participantes pudessem experimentar os benefícios da terapia.

A Saúde Integrativa existe no IBCC Oncologia desde fevereiro deste ano. Trata-se de um campo de estudo que busca trazer abordagens complementares à medicina tradicional de maneira segura aos tratamentos oncológicos.

A ideia é buscar melhorar a experiência do paciente durante o tratamento contra o câncer por meio da ampliação do conceito de saúde com foco no bem-estar físico, emocional, social e espiritual. São práticas meditativas, técnicas de respiração, métodos para o relaxamento, manipulação corporal por meio de massagens, sessões de terapia, acupuntura, entre outras.

No IBCC Oncologia, tanto paciente em tratamento oncológico ativo ou em cuidado paliativo pode acessar essa alternativa. Após a consulta com o oncologista o paciente pode ser encaminhado para a Saúde Integrativa de acordo com as necessidades e disposições pessoais.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia