Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
O que é?
O câncer, também chamado de neoplasia, pode ser definido como uma modificação de comportamento celular, ou seja, uma alteração na estrutura genética (DNA) que produz crescimento incontrolável favorecendo o acúmulo desordenado de células, com capacidade de invasão local e/ou à distância.
Como Surge?
O organismo humano é formado por células dispostas de maneira organizada e interativa, compondo os tecidos, que, por sua vez, formam os órgãos. A maioria das células está em constante renovação, num processo altamente organizado, dependente de um código genético pré-estabelecido, que permite evitar eventuais distorções da arquitetura original das células, durante as fases de multiplicação e crescimento.
Cada célula possui uma mensagem, em seu material genético (DNA), que determina, ao longo da vida, a sua capacidade de crescimento, multiplicação, função, diferenciação e morte. Essa mensagem regula todas as funções bioquímicas celulares, fazendo com que as células possam controlar o quanto, quando e como devem se multiplicar e crescer.
Ocasionalmente, podem ocorrer fatos que contribuem para provocar dano no DNA da célula, ocasionando mensagens genéticas alteradas, que determinam a perda de alguns controles bioquímicos e fazem as células iniciarem um processo de multiplicação de maneira incontrolável e permanente, além de adquirir a capacidade de invasão e destruição das células vizinhas.
Não existe apenas um tipo de câncer. Os diversos tecidos que compõem cada órgão podem dar origem a diferentes tipos de tumores.