O IBCC Oncologia é uma rede de serviços especializada em oncologia há mais de 50 anos. Atua em São Paulo com objetivos de conscientização, diagnóstico e tratamento do câncer de forma humanizada.

Atualmente conta com 4 unidades assistenciais, com um Centro Hospitalar de Excelência em Oncologia inaugurado há 52 anos na Mooca (SP), conta ainda com uma unidade de cuidados prolongados no Jaçanã (SP); uma unidade ambulatorial SUS, na Vila Mariana (SP), um hospital geral em Formosa (GO) e uma unidade corporativa.

História
O IBCC Oncologia é uma instituição privada, beneficente sem fins lucrativos, pioneira no controle do câncer de mama e ginecológico. Seu fundador, Prof. Dr. João Sampaio Góes Junior, ginecologista e mastologista, iniciou as atividades da entidade em 1968 com o nome de IBEPOG – Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Obstetrícia e Ginecologia. Durante 3 anos, no início dos anos 70, ele esteve à frente da então Divisão Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, quando desenvolveu o Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC). Nesta época executou-se reformulação estatutária, quando a instituição passou a chamar-se INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER. Nesta ocasião seu filho, Prof. Dr. João Carlos Guedes Sampaio Góes, mastologista e cirurgião plástico, integrou a administração do IBCC como membro instituidor juntamente com seu pai. O IBCC tinha então o lema de “levar a prevenção e o tratamento do câncer ao alcance de todos”.

A introdução do termo “CONTROLE” como filosofia de não apenas “COMBATER O CÂNCER”, mas sim de “CONTROLÁ-LO” em toda a dimensão epidemiológica. Desta forma o IBCC atuou de maneira profícua com a realização do maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já executado por uma Instituição, atendendo mais de 2 milhões de pessoas.

O pioneirismo do IBCC se revela não somente no referido extenso programa de prevenção citado, mas também na instalação do primeiro aparelho de mamografia no Brasil, em 1971. Relevantes pesquisas foram realizadas, como o trabalho inédito que determinou o Papilomavirus Humano (HPV) como agente causador do câncer uterino e a testagem da vacina contra esse mesmo vírus, colocando o IBCC na vanguarda mundial do controle do câncer do colo uterino.

Em 1988 o IBCC passou a ser administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo, mantendo-se a atividade técnica e científica sob a coordenação de seus sócios instituidores. A partir de então foram realizados inúmeros investimentos em infraestrutura, pesquisa, educação, novas tecnologias e procedimentos complexos. Em 1995, o IBCC Oncologia tornou-se responsável pela campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” no Brasil. Os recursos advindos da desta Campanha permitiram o crescimento e maior qualificação de seu hospital no atendimento aos pacientes. Nos últimos anos muitas obras de expansão foram realizadas, com o desenvolvimento de novas especialidades oncológicas e a estruturação das unidades satélites acima mencionadas.

O IBCC foi considerado por pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, em 2007 e 2008, como melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do Estado de São Paulo. Recebeu ainda Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica do Ano em 2004, 2005, 2006 e 2007. Com esta filosofia permanece em constante busca para a melhor assistência aos pacientes.

A partir do insight de que ninguém quer viver o câncer sozinho, o IBCC Oncologia reescreve a própria missão com a promessa de cuidar de pessoas, histórias e vidas. Dentro de sua visão de marca o IBCC Oncologia assume o papel de vivenciar a jornada do paciente, desde o momento em que ele chega, tem o diagnóstico, até o momento que vai embora.
Suas unidades somam mais de 2 mil profissionais e especialistas sempre prontos para cuidar de você. A oncologia evoluiu e nós evoluímos juntos e passamos a ser especialistas em cuidar, especialistas em gente.

O IBCC Oncologia é uma entidade vinculada à Província Camiliana Brasileira.

Superintendente: Justino Scatolin
Diretor Geral IBCC: Domingos Sávio Alves de Faria
Diretor Técnico-Científico: Prof. Dr. João Carlos Guedes Sampaio Góes
Diretora de Operações: Stela Bridi
Diretora Administrativa: Carla Petreca
Diretor de Negócios: Dr. Paulo Angelis

© 2020 IBCC Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793