fbpx

O que é

21 de julho

O que é?

O câncer, também chamado de neoplasia, pode ser definido como uma modificação de comportamento celular, ou seja, uma alteração na estrutura genética (DNA) que produz crescimento incontrolável favorecendo o acúmulo desordenado de células, com capacidade de invasão local e/ou à distância.

Como Surge?

O organismo humano é formado por células dispostas de maneira organizada e interativa, compondo os tecidos, que, por sua vez, formam os órgãos. A maioria das células está em constante renovação, num processo altamente organizado, dependente de um código genético pré-estabelecido, que permite evitar eventuais distorções da arquitetura original das células, durante as fases de multiplicação e crescimento.

Cada célula possui uma mensagem, em seu material genético (DNA), que determina, ao longo da vida, a sua capacidade de crescimento, multiplicação, função, diferenciação e morte. Essa mensagem regula todas as funções bioquímicas celulares, fazendo com que as células possam controlar o quanto, quando e como devem se multiplicar e crescer.

Ocasionalmente, podem ocorrer fatos que contribuem para provocar dano no DNA da célula, ocasionando mensagens genéticas alteradas, que determinam a perda de alguns controles bioquímicos e fazem as células iniciarem um processo de multiplicação de maneira incontrolável e permanente, além de adquirir a capacidade de invasão e destruição das células vizinhas.

Não existe apenas um tipo de câncer. Os diversos tecidos que compõem cada órgão podem dar origem a diferentes tipos de tumores.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia