A Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (adulto e infantil) do IBCC Oncologia está capacitada para realizar qualquer tipo de transplante:

Autólogo: também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente.
Alogênico: células progenitoras provêm de doadores aparentados e não-aparentados.
Singênico: células progenitoras provêm de gêmeos idênticos – univitelinos.
Haploidêntico: realizado quando o receptor não encontra um doador 100% compatível, podendo ser realizado com apenas 50% de compatibilidade geralmente pais ou filhos.

Todos os transplantes realizados na instituição são notificados internacional para o CIBMTR (Center for international Blood and Marrow Transplant Research) , garantindo que os nossos dados possam ser comparados com os maiores centros de transplante do mundo e garantindo um padrão de qualidade internacional.

O Transplante de Medula Óssea é cada vez mais alternativa para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. A escolha pelo tipo depende da doença a ser combatida, assim, há casos em que o TMO autólogo é adequado, mas há outras em que só há a opção de se utilizar a medula saudável de um doador, principalmente nos casos de leucemia.

Os avanços mais importantes no tratamento vêm sendo relacionados ao suporte às infecções e esquemas quimioterápicos ajustados à idade e condições clínicas dos pacientes. O grande obstáculo para realização de TMO alogênico era que apenas 30% dos pacientes possuíam doadores compatíveis e podiam se beneficiar deste tratamento. Nos últimos anos a maior contribuição para o aumento destes procedimentos, foi o desenvolvimento da técnica do transplante aparentado com doador parcialmente compatível, o transplante haploidêntico.

A unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do IBCC Oncologia realiza atendimento de Oncohematopediatria e Transplante de Medula Óssea (TMO) infantil para crianças acima de 5 anos e é totalmente separada do atendimento adulto, num espaço exclusivo, com uma arquitetura própria para ambientações infantis, equipamentos e aparelhos próprios destinados à faixa etária com equipe de enfermagem especializada. Além disto, possui uma equipe de terapia intensiva especializada, pediatras e médicos especialistas em Transplante de Medula Óssea com todos os requisitos recomendados pelo SNT (Sistema Nacional de Transplante), com atenção especial de uma equipe multidisciplinar e especialidades como cirurgia pediátrica e nefrologia para retaguarda destes pacientes.

A ala infantil possui como diferencial uma brinquedoteca preparada para uso de pacientes imunossuprimidos graves. O local possui filtro HEPA com pressão positiva, impedindo a passagem do ar exterior na unidade, proporcionando maior segurança e minimizando os riscos de infecção hospitalar. A brinquedoteca é um espaço onde as crianças, juntamente com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, realizam trabalhos lúdicos e podem ter momentos de vivências e distração favorecendo uma melhor recuperação. Toda atividade na brinquedoteca é monitorizada por câmeras em que médicos e enfermeiros possuem total controle visual.

Oncohematopediatria e Transplante
de Medula Óssea (TMO) infantil

Hematologia e Transplante
de Medula Óssea (TMO) adulto

• Unidade totalmente isolada das demais áreas do Hospital.
• Quartos autorreversíveis em UTI e capacitados a realização de procedimentos de alta complexidade tais como hemodiálise.
• Monitorização visual por câmeras de todos os apartamentos, permitindo uma maior atenção e monitorização da equipe de enfermagem e dos médicos.
 UTI própria com um total de 8 leitos e um design moderno com o que há de mais novo em tecnologia de ponta, pensada totalmente no bem-estar do paciente e cada detalhe focado na humanização.
• Pronto Atendimento exclusivo.
• Médicos hematologistas 24h. A equipe foi selecionada com profissionais formados nas principais universidades de São Paulo, com residência em Hematologia e com titulações obtidas na Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (TMO), sendo continuamente treinada em eventos de atualização e há um cuidado contínuo para que possam dar um atendimento de qualidade associado a atitudes de humanização pensando na melhor experiência do paciente. No IBCC Oncologia, os especialistas entendem de doenças específicas da Hematologia.
• Hospital Dia exclusivo.
• Serviço de Disque Conforto.
• Cardápio personalizado.
• BrinquedotecaA ala infantil possui como diferencial uma brinquedoteca preparada para uso de pacientes imunossuprimidos graves. O local possui filtro HEPA com pressão positiva, impedindo a passagem do ar exterior na unidade, proporcionando maior segurança e minimizando os riscos de infecção hospitalar. A brinquedoteca é um espaço onde as crianças, juntamente com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, realizam trabalhos lúdicos e podem ter momentos de vivências e distração favorecendo uma melhor recuperação. Toda atividade na brinquedoteca é monitorizada por câmeras em que médicos e enfermeiros possuem total controle visual.

• Os quartos são alegres, funcionais, com tecnologia e possuem o que há de mais moderno em design. O papel de parede é vinílico e lavável para facilitar a higienização. Todo o projeto foi elaborado em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, manutenção, hotelaria e arquitetura pensado no bem-estar do paciente.
• O chuveiro de banho e a ducha higiênica foram desenvolvidos pelo fabricante especialmente para o IBCC com material liso de fácil higienização que impede o acúmulo de sujeiras reduzindo os riscos de infecções.
• Os lavatórios são de material corian termomoldável e não é poroso, impedindo a formação de cantos para não acumular sujidades. A iluminação em todo o setor de led traz mais aconchego, sustentabilidade e economia em energia elétrica.
• Ar-condicionado com filtro HEPA (high efficiency particulate air filter) com pressão positiva para remoção física de partículas para filtragem do ar que impede a entrada de fungos e bactérias.

Segundo dados de junho de 2020 do Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil), existem 5.199.915 de doadores e atualmente 850 pessoas aguardam pelo Transplante de Medula Óssea do tipo não aparentado. A doação de medula salva vidas e pode ser opção de tratamento para mais de 80 tipos de doenças. Na capital paulista, o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, possui o Laboratório de Histocompatibilidade, para receber as doações de medula óssea. Os candidatos a doar devem ser pessoas entre 18 e 55 anos de idade e possuírem boa saúde, ou seja, não podem ter doenças infecciosas, neoplásicas e ou imunológicas.

R. Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-001
Telefone: (11) 2176-7258

Para saber mais sobre hemocentros que recebem doadores de medula óssea acesse o site http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/

Existem várias doenças com indicação de transplante infantil que dependerá de fatores como o momento do diagnóstico e outros prognósticos, sendo as doenças mais prevalentes nesta fase da vida a Osteopetrose, Leucemia Linfoide aguda – LLA, Leucemia Mieloide aguda LMA, Anemia falciforme, Thalassemia major e Anemia aplástica grave (AAG).

Normalmente as doenças onco-hematológicas são diagnosticadas pelo próprio pediatra, mas os pais devem estar atentos à palidez cutâneo mucosa, crescimento de gânglios (caroços no corpo) e sinais de sangramento, além de hematomas espontâneos no corpo e febre. A equipe de Oncohematopediatria e TMO infantil do IBCC Oncologia possui formação nas melhores escolas do Brasil, vasta experiência com Transplante e com as diversas complicações relacionadas a esta especialidade de alta complexidade há mais de 30 anos.

Agendamentos Hematologia e Transplante de Medula Óssea (adulto e infantil)

De segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 8h às 13h.
Para mais informações, ligue para (11) 3474-4255.

© 2020 IBCC Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793