
A Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (adulto e infantil) do IBCC Oncologia está capacitada para realizar qualquer tipo de transplante:
• Autólogo: também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente.
• Alogênico: células progenitoras provêm de doadores aparentados e não-aparentados.
• Singênico: células progenitoras provêm de gêmeos idênticos – univitelinos.
• Haploidêntico: realizado quando o receptor não encontra um doador 100% compatível, podendo ser realizado com apenas 50% de compatibilidade geralmente pais ou filhos.
Todos os transplantes realizados na instituição são notificados internacional para o CIBMTR (Center for international Blood and Marrow Transplant Research) , garantindo que os nossos dados possam ser comparados com os maiores centros de transplante do mundo e garantindo um padrão de qualidade internacional.
O Transplante de Medula Óssea é cada vez mais alternativa para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. A escolha pelo tipo depende da doença a ser combatida, assim, há casos em que o TMO autólogo é adequado, mas há outras em que só há a opção de se utilizar a medula saudável de um doador, principalmente nos casos de leucemia.
Os avanços mais importantes no tratamento vêm sendo relacionados ao suporte às infecções e esquemas quimioterápicos ajustados à idade e condições clínicas dos pacientes. O grande obstáculo para realização de TMO alogênico era que apenas 30% dos pacientes possuíam doadores compatíveis e podiam se beneficiar deste tratamento. Nos últimos anos a maior contribuição para o aumento destes procedimentos, foi o desenvolvimento da técnica do transplante aparentado com doador parcialmente compatível, o transplante haploidêntico.
A unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do IBCC Oncologia realiza atendimento de Oncohematopediatria e Transplante de Medula Óssea (TMO) infantil para crianças acima de 5 anos e é totalmente separada do atendimento adulto, num espaço exclusivo, com uma arquitetura própria para ambientações infantis, equipamentos e aparelhos próprios destinados à faixa etária com equipe de enfermagem especializada. Além disto, possui uma equipe de terapia intensiva especializada, pediatras e médicos especialistas em Transplante de Medula Óssea com todos os requisitos recomendados pelo SNT (Sistema Nacional de Transplante), com atenção especial de uma equipe multidisciplinar e especialidades como cirurgia pediátrica e nefrologia para retaguarda destes pacientes.
A ala infantil possui como diferencial uma brinquedoteca preparada para uso de pacientes imunossuprimidos graves. O local possui filtro HEPA com pressão positiva, impedindo a passagem do ar exterior na unidade, proporcionando maior segurança e minimizando os riscos de infecção hospitalar. A brinquedoteca é um espaço onde as crianças, juntamente com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, realizam trabalhos lúdicos e podem ter momentos de vivências e distração favorecendo uma melhor recuperação. Toda atividade na brinquedoteca é monitorizada por câmeras em que médicos e enfermeiros possuem total controle visual.
Saiba tudo sobre os tipos de câncer infanto-juvenil, clique aqui.