fbpx

O voluntariado vêm de encontro a realização de nossa missão, com atividades realizadas para o acolhimento e bem estar do paciente, acompanhante e colaborador.

O que é ser Voluntário?

Significa a disposição de competências pessoais e profissionais para a realização de um trabalho qualificado, não remunerado, sem gratificações ou retribuições de quaisquer espécies, exercido com prazer, por meio da doação de um tempo em favor do próximo e da comunidade, por mera liberalidade. Assim, “o voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.” (Conselho da Comunidade Solidária).

O trabalho voluntário vem a complementar o trabalho do profissional, e não a substituí-lo. O(a) voluntário(a) transmite ao paciente uma mensagem de conforto, acolhimento, otimismo e esperança, o que certamente conseguirá se não se esquecer de sorrir.

Quem pode ser Voluntário(a)?

O nosso voluntariado é movido pelos sentimentos de solidariedade e amor.

    • Pessoas de boa vontade, maiores de 21 anos, que, independentemente da classe social, sexo, profissão e religião, saibam e queiram doar calor humano. Seja pessoa motivada pelo espírito solidário, consciente de seu papel como cidadã, com vontade e disposição para contribuir com a missão institucional.
    • Possuir 4 horas consecutivas de disponibilidade semanal.

Atuação do(a) Voluntário(a)

A atuação do(a) voluntário(a) deve ter por base a escolha cuidadosa do trabalho que se deseja realizar, diante das habilidades do(a) voluntário(a) e possibilidades oferecidas pelo IBCC Oncologia.

Para garantir a qualidade do atendimento médico, o nosso hospital não tem voluntários na área assistencial.

 

Quer se tornar um(a) voluntário(a) no IBCC Oncologia?

Preencha o formulário abaixo

Informação sobre imunização
Será necessária a apresentação da carteira de vacinação constando as vacinas SCR, Hepatite, Tríplice e Covid (todas as doses necessárias, conforme o calendário de vacinação).

 

 Veja também outros projetos:

Coordenada pelo Serviço Social.
Objetivo: encaminhar o paciente e ou acompanhante a seu destino dentro do hospital, facilitando o atendimento dos setores e diminuindo a ansiedade do paciente.

Coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética.
Objetivo: oferecer uma vez ao mês uma refeição diferenciada, durante o longo período de internação, aos pacientes da Onco-hematologia.

Coordenado pelo Serviço de Terapia Ocupacional.
Objetivo: desenvolver junto ao paciente internado, atividades lúdicas, informativas e artísticas (revistas, livros, jogos, bingo, etc.) para seu bem-estar. Atividade desenvolvida por voluntário.

Coordenado pelo Serviço Social.
Objetivo: distribuir, diariamente, biscoitos e sucos (verão) ou chá (inverno) oferecido a todos os pacientes e seus acompanhantes. Este trabalho é realizado pelos voluntários cadastrados na Instituição.

Coordenado pelo Serviço Social.
Objetivo: recebemos a doação de perucas e direcionamos ao pacientes que realizam tratamento quimioterápico, que muitas vezes ao terminar o tratamento se sentem gratos e doam outras perucas gerando uma corrente do bem.

Coordenado pela Fisioterapia.
Objetivo: promover o encontro das pacientes mastectomizadas para sanar dúvidas e realizar atividades promovendo qualidade de vida.

Coordenada pela Terapia Ocupacional.
Objetivo: promover a interação social e novas experiências com técnicas artesanais, além da quebra na rotina de hospitalização.

Coordenado pelo Setor de Psicologia.
Objetivo: oferecer orientação multiprofissional (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Pastoral da Saúde e Terapia Ocupacional) aos pacientes e seus acompanhantes, no momento que antecede a cirurgia. Refere-se aos procedimentos, direitos, deveres e sentimentos relacionados à internação.

Coordenado pelo Setor de Quimioterapia.
Objetivo: oferecer orientação multiprofissional (Psicologia, Serviço Social, Nutrição e Enfermagem) aos pacientes e seus acompanhantes, no momento que antecede a quimioterapia. Referem-se aos procedimentos, orientações nutricionais, direitos, deveres e sentimentos relacionados à quimioterapia.

Coordenado pelo Serviço Social.
Objetivo: confeccionar próteses mamárias e outros artigos têxteis de acordo com as necessidades dos pacientes e instituição.

Coordenada pela Terapia Ocupacional.
• Objetivo: promover a autoestima através de aprendizagem e contato com técnicas de maquiagem, realização de ensaio fotográfico, ação realizada com pacientes (parceria com ABIPHEC).

Grupo de voluntários que recebem formação de agentes de Pastoral da Saúde para atuarem com visitas aos pacientes, envolvimento em projetos e ações que envolvem a espiritualidade. Os voluntários visitam diariamente pacientes, familiares e colaboradores para promoção de apoio de ordem espiritual.

Coordenado pela Onco-hematologia e o Serviço de Nutrição.
Objetivo: todo paciente após transplante aguarda a “pega da medula” para considerar que o transplante foi satisfatório, quando este momento acontece, o setor de nutrição e onco-hematologia preparam uma festinha com direito a bolo e bexiga para comemorar essa etapa do tratamento.

Coordenado pela psicologia e desenvolvido pelo GTH.
Objetivo: inserir no ambiente de trabalho um momento de reflexão e bem-estar aos colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Coordenada pelo Serviço Social.
Objetivo: realizar terapia de relaxamento em pacientes acompanhantes e colaboradores. Desenvolvido por voluntários.

Coordenada pelo Serviço Social.
Objetivo: promover bem estar, através de ações como corte de cabelo e barba dos pacientes internados no SUS.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia