Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
Para cada acidente fatal, acontecem 10 graves, 30 moderados e 600 leves no Brasil
Após abertura oficial da diretora de serviços de apoio do IBCC, Carla Petreca, teve início a primeira palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA). A coordenadora administrativa do SESMT, Thais Santucci abordou a história da segurança do trabalho no Brasil, normas e legislações que envolvem. Destacou ainda o papel do SESMT que consiste em realizar açõs que promovam a redução ou eliminação dos riscos no ambiente de trabalho. Estudos demonstram que, para cada acidente fatal no trabalho, acontecem 10 graves, 30 moderados e 600 leves, segundo informações da pirâmide de Frank. “Temos que atuar no sentido de eliminar os incidentes e comportamentos inseguros”, destaca.
Ao utilizar EPI (Equipamentos de Proteção Individual), fazer análise de projetos, inspeções, vacinação, atender as Normas, estruturar CIPA, integrações e análise dos riscos é possível trabalhar para minimizá-los. O SESMT atua em parceria com a CIPA, Comissão de Gestão Ambiental, Comissão de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes e vários setores do IBCC em busca de um ambiente seguro e saudável para mais produtividade. Na sequência Juliana Mauri, presidente da CIPA, destacou o papel da Comissão dentro do ambiente hospitalar e apresentou os cipeiros do IBCC, representados por membros titulares e suplentes, eleitos por votos e por indicação da diretoria.
Após a parte teórica foi feito o jogo “Passa ou Repassa” com dois grupos presentes divididos e que tinham que acertar perguntas sobre a segurança no trabalho.
Juliana Mauri, presidente da CIPA, destacou o papel da Comissão dentro do ambiente hospitalar