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Considerados meios para atingir a estratégia, os projetos se apresentam como um salto de performance numa instituição. Precisam, necessariamente, ter início, meio e fim e considerar algumas questões sobre a demanda de mercado, oportunidade/necessidade de negócio, solicitação do cliente, avanço tecnológico e requisitos legais. Este foi o tema abordado no último módulo da Oficina do Planejamento Estratégico do IBCC (Trilha da Estratégia), que reuniu dezenas de lideranças para participarem do tema conduzido pela analista do Planejamento Estratégico do IBCC, Letícia Marina.
Os projetos geram serviços, produtos e/ou resultados únicos. Durante a Oficina um case de implantação de Sistema Tasy foi apresentado pelo coordenador da Tecnologia da Informação, Cleber Renato, onde teve a oportunidade de explanar sobre o projeto de implantação do sistema desde o levantamento da necessidade, planejamento, iniciação, execução e controle. Na sequência, os profissionais foram divididos em grupos e tiveram que desenvolver um Canvas para gerenciamento de projetos considerando uma demanda que precisou ser criada. As nove dimensões do modelo Canvas para gerenciamento de projetos foram apresentadas, são elas: justificativa, objetivo SMART, produto, equipe, limitações, riscos, comunicação, entregas e custos.
“A grande proposta por trás das oficinas é que a lideranças se familiarizem o máximo possível com o modelo do Balanced Scorecard, a fim de que possamos obter sucesso no alcance da estratégia, e que, principalmente as pessoas se sintam pertencentes ao que foi desenhado”, afirma Letícia.