fbpx


O Posto de Coleta do São Camilo Oncologia (Hemocentro São Lucas) oferece excelência e qualidade na realização de todos os procedimentos que faz. Os profissionais que aqui atuam, dentre eles, médicos especialistas em Hematologia e Hemoterapia, e toda a equipe multiprofissional, são constantemente capacitados para seguir rigorosamente as normas vigentes e receber todos os doadores de maneira ágil e segura.

Horário de atendimento 
Segunda a sexta-feira
, das 8h às 16h30, e aos sábados (intercalados), das 8h às 12h. Fechado aos domingos.
Feriados informe-se pelos telefones (11) 3660-6000 e (11) 3474-4244, ramal 5233 ou por WhatsApp: (11)  99176-2751 / (11) 91272-6820.

Para grupos de doadores (acima de 10 pessoas) é necessário agendar, pois, precisamos organizar os participantes, marcar dia e horário, para que todos sejam recebidos de maneira segura e confortável para realizar as doações.

Posto de Coleta São Camilo Oncologia (Hemocentro São Lucas)
Av. Alcântara Machado, 2.576 – Mooca – São Paulo, SP
Telefone: (11) 3660-6000 – ramal 5233
WhatsApp: (11) 99336-1888 / (11) 91272-6820

    – Estar em boas condições de saúde.
    – Ter entre 16 e 69 anos.
    – Menores de 18 anos apenas com autorização formal dos responsáveis (clique aqui e faça o download).
    – Pessoas de 61 a 69 anos podem doador sangue, desde que tenham feito a primeira doação antes dos 60 anos.
    – Apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
    – Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.
    – Estar alimentado.
    – Pesar mais de 50 quilos.
    – Evitar comida gordurosa 3 horas antes da doação.
    – Se usar medicamento informe o nome do remédio aos profissionais.

Após a realização de seu cadastro, você será encaminhado para realizar a pré-triagem, etapa que consiste na verificação dos seguintes requisitos: Aferição de temperatura, pressão arterial e pulso. Realização do teste de anemia. Verificação de peso e altura.

Por fim, iremos solicitar a sua autorização para realizar a avaliação das veias para uma possível doação de plaquetas.

Após a pré-triagem, o candidato a doação será entrevistado pela equipe de enfermagem sob a supervisão médica. A entrevista consiste na realização de perguntas que vão avaliar o estado atual de saúde, os hábitos e comportamentos do candidato à doação para determinar se ele está em condições de doar sangue sem que haja prejuízo à sua saúde e a do receptor.

Ao final da triagem, se por alguma razão a pessoa não quis revelar alguma informação, ela terá a última oportunidade de dizer, de forma totalmente confidencial e sigilosa, se o sangue apresenta algum risco para quem for recebê-lo e esse processo chama-se voto de autoexclusão.

A doação de sangue é simples, rápida e segura. Os materiais utilizados para a coleta de sangue são descartáveis, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. A doação de sangue ocorre de maneira tranquila e segura. Durante todo o tempo em que você estiver doando, nossa equipe estará lhe acompanhando para que você se sinta seguro. Durante a doação, caso você sinta qualquer desconforto, você será prontamente atendido. Todo o processo para doação de sangue, leva em torno de 50 minutos.

De acordo com as legislações, que regulamentam os serviços de hemoterapia no Brasil, todo sangue doado deve ser testado para doenças transmissíveis pelo sangue, e são elas: Hepatites B e C, HIV, Doença de Chagas, HTLV I e II e Sífilis. Também é realizado a tipagem sanguínea (ABO/Rh) e a pesquisa de Anticorpos Irregulares, bem como a pesquisa de Hemoglobinopatias no sangue doado. Se os resultados dos exames estiverem alterados você será notificado e convidado a retornar para coletar novos exames. É importante que você retorne caso seja convocado.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, Aids e as hepatites podem ser transmitidas pelo sangue. Apesar de serem realizados testes laboratoriais em todo sangue doado, existe o risco da chamada ‘janela imunológica”. A janela imunológica é o nome que se dá entre o tempo da contaminação de uma pessoa por um agente infeccioso e a detecção nos exames realizados.

Por isso, é importante que você seja sincero durante sua entrevista. Lembre-se: a entrevista é sigilosa, e você pode esclarecer dúvidas durante essa etapa.

    – Tenha febre – aguarde 30 dias;
    – Esteja tomando antibiótico – aguarde 15 dias;
    – Tenha tatuagem e maquiagem definitiva, – aguarde 12 meses;
    – Tenha piercing – aguarde 12 meses;
    – Se o piercing for em área oral e genital – espere 1 ano após retirar;
    – Tenha diarreia – aguarde 30 dias;
    – Tenha feito endoscopia e colonoscopia – aguarde 6 meses;
    – Viajou para Manaus, Amapá, Acre, Rondônia – 1 ano após retorno;
    – Não doe se estiver com câncer;
    – Não doe se está em tratamento contra o câncer;
    – Não doe se teve diagnóstico oncológico;
    – Não doe se teve hepatite após 11 anos de idade;
    – Não doe sangue se ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12h.

Observação:
Se fez alguma viagem internacional, procedimento médico / cirúrgico ou possui outras dúvidas entre em contato conosco, por um de nossos canais de atendimento.

Você sabia que o sangue doado não te faz falta? Ele é reposto pelo seu organismo em pouco tempo. Após sua doação siga as nossas orientações para garantir seu bem-estar.

– Se após 15 dias de sua doação, você apresentar febre, diarreia, ou algum sinal ou sintoma de infecção, pedimos que entre em contato com o banco de sangue, através do telefone: 3474 4280.
Contamos com sua ajuda!

Seu sangue faz a diferença.

– Não ingerir bebida alcoólica e não praticar atividade física nas 12h após a doação.
– Não fazer esforço ou pegar peso no braço onde foi feita sua doação.
– É importante comer e se hidratar logo após o ato.
– Beba mais líquido do que de costume.
– Após 30 dias de sua doação de sangue, você já pode doar plaquetas. Não conhece a doação de plaquetas? Basta perguntar que vamos orientar sobre como é fácil ajudar a mais pessoas que precisam desse tipo de doação.

As plaquetas são fundamentais no processo de coagulação. São elas que atuam para impedir sangramentos. Durante o tratamento de alguns pacientes no IBCC Oncologia é possível que aconteça a diminuição na quantidade de plaquetas, por conta de procedimentos como quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Caso isso ocorra, a transfusão de plaquetas será necessária para que o paciente possa dar continuidade ao tratamento de maneira segura. 

A doação de plaquetas é um tipo de doação em que apenas as plaquetas são colhidas. Por meio de uma espécie de circuito, as plaquetas são colhidas e os demais componentes sanguíneos são devolvidos ao doador. Esse tipo de doação é muito importante para os pacientes oncológicos. O doador de plaquetas deve preencher requisitos semelhantes aos dos doadores de sangue, porém será necessário realizar avaliação prévia das veias. Pois é preciso uma veia calibrosa para realizar a doação. Vale lembrar que o candidato a doador de plaquetas não pode ter tomado anti-inflamatório 3 dias antes da doação. 

Para se tornar um doador de plaquetas, basta comparecer ao Banco de Sangue do Hospital, portando documento oficial com foto. Iremos demonstrar como essa doação é feita e esclarecer todas as dúvidas.

Doações de sangue
      – Homens: 60 dias e no máximo quatro doações em 12 meses.
      – Mulheres: 90 dias e no máximo três doações em 12 meses.

  Doações de plaquetas por aférese
      – Homens e mulheres: a cada 48 horas, não ultrapassar quatro doações por mês e 24 doações em 12 meses.

© Copyright 2023 | IBCC Oncologia