Bioética pode ser compreendida como a ética a ser adotada na condução da vida.
Por essa razão, é uma ciência que na relação entre a vida e a necessária intervenção sobre ela, tem como alguns de seus objetivos: indicação dos limites das intervenções, explicação de suas finalidades, percepção dos valores envolvidos e promoção da conscientização sobre as possíveis escolhas.
Você conhece os 4 princípios da Bioética?
Ao adotar a ética para conduzir a vida, devem ser observados 4 princípios quando presente uma relação entre a vida e uma necessária intervenção dos homens sobre ela, sendo eles: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
Autonomia
Autonomia é ter uma escolha respeitada.
Em Bioética, quando presente uma relação entre a vida e uma necessária intervenção dos homens sobre ela, a pessoa que necessita de intervenção precisa ser considerada de acordo com suas particularidades. Precisa ser esclarecida sobre a sua situação em saúde; ter ciência sobre o que pode lhe acontecer no futuro por conta dela; conhecer quais são os tratamentos e as alternativas disponíveis para o que vivencia e, depois destas etapas, ser respeitada com relação à sua opção.
Beneficência
A Beneficência, como Princípio da Bioética, determina que todos os atos médicos a serem seguidos precisam considerar o que for mais benéfico aos seus pacientes.
Não-Maleficência
A Não-Maleficência, compreendida como um dos princípios da Bioética, determina que os médicos estão proibidos de causar qualquer dano intencional aos seus pacientes.
Justiça
Quando presente uma relação entre vida e uma necessária intervenção dos homens sobre ela, deve-se observar que a distribuição dos serviços de saúde a ser feita precisa ocorrer de forma justa, havendo igualdade de tratamento para todos os indivíduos.