Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
Conheça todas as especialidades médicas do IBCC Oncologia:
Veja mais sobre as especialidades não médicas do IBCC Oncologia:
A equipe de fisioterapia visa a prevenção, manutenção e recuperação da saúde e da capacidade funcional e também a qualidade de vida do paciente oncológico. Para isso está presente 24 horas por dia, nas Unidades de Internação, Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos e TCTH, atendendo as necessidades dos pacientes internados que precisam de cuidados respiratórios e motores.
No ambulatório, é oferecido ainda acompanhamento individualizado e em grupo, com encaminhamento médico e agendamento prévio.
O fonoaudiólogo hospitalar contribui de forma direta com a recuperação do paciente oncológico, prevenindo e reabilitando as possíveis afecções relacionadas com a dificuldade de alimentação no período de internação hospitalar e ambulatorial.
O objetivo do trabalho é garantir a segurança do paciente com a aplicação de protocolos e integração com a equipe multidisciplinar. A equipe de fonoaudiologia do IBCC está presente diariamente nas unidades de internação e ambulatórios com horário marcado após encaminhamento médico, para prevenir, avaliar, reabilitar ou readaptar as funções alteradas pela patologia. A participação do fonoaudiólogo hospitalar minimiza o tempo de internação, facilita a evolução do tratamento e melhora o dia a dia do paciente, proporcionando maior qualidade de vida e reinserção social.
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) faz parte do tratamento do paciente com câncer, visto que durante o tratamento, o paciente pode precisar de alterações na dieta a fim de atender as necessidades nutricionais.
O diagnóstico nutricional é fundamental durante tratamento, visto que o estado nutricional, pode impactar no desfecho clínico, por isso, no IBCC os nutricionistas prestam atendimento aos pacientes internados e ambulatoriais, além disso, participamos também do grupo pré-operatório e pré-quimioterapia, em que pacientes e acompanhantes recebem explicações sobre rotinas do serviço e são esclarecidas as possíveis dúvidas sobre a alimentação durante o processo.
No momento da alta hospitalar, os pacientes com alimentação via sonda recebem orientação sobre a dieta e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento ambulatorial.
Além disso, visando humanizar o atendimento, o SND desenvolve algumas atividades, como:
- Adaptação da dieta prescrita de acordo com as preferências alimentares do paciente, respeitando claro, as restrições previamente comunicadas pelo nutricionista. - Os pacientes da unidade de oncohematologia recebem diariamente um cardápio com opções para escolha do almoço e jantar. - Em datas comemorativas como Páscoa, Natal e Ano Novo, é oferecido cardápio especial para os pacientes internados. - Mensalmente, para pacientes internados na oncohematologia, é realizado o "dia da pizza", onde pacientes e acompanhantes recebem pizza no jantar a fim de estreitar os laços e trazer algo fora da rotina hospitalar. - Na quimioterapia, durante o horário do almoço é disponibilizado sopa para os pacientes que desejarem se alimentar durante o procedimento.
O paciente precisa de cuidados odontológicos antes, durante e após as terapias para o tratamento do câncer. Alguns efeitos colaterais são comuns e podem deixar os dentes, a gengiva e a mucosa sensíveis. Entre as queixas mais comuns do paciente oncológico estão a perda de paladar e o surgimento de mucosite (feridas), xerostomia (boca seca), candidose (infecção por fungos conhecida como sapinho) e cárie de radiação. Esses sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, assim como da dose das medicações utilizadas. A higiene bucal é necessária para não agravar manifestações orais, influindo no bom andamento do tratamento. Por isso a odontologia é tão importante aliada no tratamento oncológico.
Com o objetivo de proporcionar um atendimento integral, o IBCC conta com uma equipe de psicólogos que oferecem suporte emocional em todas as unidades da instituição. O atendimento é realizado individualmente conforme a necessidade apresentada. O foco é a compreensão de vivências que lhe causam sofrimento neste processo de hospitalização e/ou enfrentamento no tratamento oncológico, momento este de mudança na vida de pacientes e familiares.
Para isso o serviço está a disposição nas unidades de internação a pedido da equipe ou paciente e familiares, e nos ambulatórios mediante encaminhamento e agendamento prévio.
O Serviço Social visa detectar possíveis situações sociais que estejam interferindo no tratamento, informar sobre os direitos dos pacientes oncológicos, previdência social, recursos da comunidade e orientação de exames externos.
O atendimento é realizado nas unidades de internação a partir de acionamento da equipe ou a pedido do paciente ou familiares. No ambulatório é possível agendar uma consulta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A Terapia Ocupacional é a área de Saúde responsável pelas atividades humanas, planejamento e organização do cotidiano (dia a dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Ela atua em desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de rotina, utilizando de recursos adaptativos para facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas. Todas estas ações têm o objetivo de aumentar a autonomia e independência de seus pacientes.
O atendimento da terapia ocupacional está disponível para todos os pacientes internados na instituição a partir da solicitação da equipe.
Enfermagem especializada no atendimento:
- Oncologia
- Urgência e Emergência
- Estomaterapia
- Cuidados Paliativos e Dor
- Unidade de Terapia Intensiva
- Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (Transplante de Medula Óssea)