fbpx

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE PODEM SALVAR MUITAS VIDAS!



Em prol da mulher, durante todo mês de outubro são realizadas campanhas de prevenção ao câncer de mama, o chamado Outubro Rosa. O hospital IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, um dos maiores centros de diagnóstico e tratamento da doença do Estado de São Paulo, também adere essa campanha rosa tendo criado um cata-vento rosa, para disseminar as informações de prevenção. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Calcula-se hoje que mais de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil ao ano. Indicando que quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura e menor dano a mulher. O diagnóstico positivo é sempre uma notícia impactante, mas é importante estar bem informada para conversar com a equipe médica sobre as opções de terapias disponíveis e mais apropriadas para cada caso.

Os sintomas costumam surgir tardiamente, mas existem alguns sinais de alerta, como abaulamentos na mama e axila, alterações no formato da mama e secreções papilares espontâneas, que ao serem percebidos, a mulher deve procurar auxílio médico. 

O IBCC acredita que é preciso haver uma conscientização sobre a saúde da mulher considerando os aspectos físico e psicológico, buscando assim disseminar as informações mais importantes, incentivando sempre o autoexame e consultas regulares no médico. Ao sinal de qualquer caroço ou dor, o hospital aconselha a procura de um especialista para avaliação. 

O melhor método para se diagnosticar precocemente o câncer de mama é o exame mamográfico. Por meio dele, pode-se identificar a doença antes mesmo dela se tornar um nódulo. Este exame pode detectar lesões não palpáveis e é indicado para mulheres que tem acima de 40 anos de idade. 

Além disso, o hospital, incentiva e realiza constantemente pesquisas sobre o câncer, corroborando para a busca da cura. Quanto melhor a utilização da tecnologia e mais campanhas de conscientização, mais prevenida estará a mulher.


AUTOEXAME DA MAMA:

Passo 1: Levante o braço direito. Com os dedos, faça movimentos circulares e suaves por toda mama direita. Repita o processo na mama esquerda.

Passo 2: Com os braços baixos, inspecione as mamas em frente ao espelho.

Passo 3: Com os braços levantados, observe se há alguma alteração na forma ou aspecto das mamas e bicos.

Passo 4: Esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia