O cirurgião oncológico, Dr. Abner Barrozo, recebe colegas de profissão para esclarecer dúvidas e dar dicas sobre o tratamento do câncer.

A maioria dos casos de câncer acometem mulheres acima de 50 anos. Quando a doença aparece em idade precoce, principalmente antes dos 35 anos, segundo a literatura, são tumores de comportamento mais agressivo. Confira a entrevista com a dra Renata Meneguetti, Oncologista Clínica sobre a incidência do câncer em mulheres jovens.

Entrevistada: Dra Renata Meneguetti


O segundo episódio do “IBCC Oncologia Responde”, conta com a participação da Dra. Maria Cristina Macedo, hematologista e coordenadora técnica da unidade de TMO do IBCC Oncologia. Dr. Abner Barrozo e a dra. Maria Cristina abordam assuntos relacionados ao Setembro Verde, mês de conscientização à doação e transplante de órgãos. Confira o vídeo e saiba mais sobre o assunto.

Entrevistada: Dra. Maria Cristina Macedo

O terceiro episódio do “IBCC Oncologia Responde”, a hematologista e coordenadora técnica da unidade de TMO do IBCC Oncologia, dão sequência com o tema: Estruturas para transplante de medula.

Entrevistada: Dra. Maria Cristina Macedo

Nesta edição do IBCC Responde, dr. Abner Barrozo recebe o coordenador de Dermatologia do IBCC Oncologia, dr. Aldo Toschi, para discutir sobre a campanha Dezembro Laranja – Medidas de prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.

Entrevistado: Dr. Aldo Toschi

O dr. Abner Barrozo continua a conversa com o coordenador de Dermatologia do IBCC Oncologia, dr. Aldo Toschi, para discutir sobre a campanha Dezembro Laranja – Medidas de prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.

Entrevistado: Dr. Aldo Toschi

Lidar com um câncer e superá-lo não é tarefa fácil, e por isso alguns pacientes podem precisar de apoio para manter a saúde mental durante o tratamento. O equilíbrio emocional ajuda a enfrentar melhor as adversidades, tem qualidades curativas e de prevenção de doenças. O psicólogo com especialidade em atendimento hospitalar do IBCC Oncologia, Fábio Gomes, relata que pessoas que vivem ou viveram o câncer os cuidados com a saúde mental e emocional devem ser constantes para evitar um agravamento ou problema emocional que podem afetar diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico do paciente, abrindo brechas para doenças.

Entrevistado: Fábio Gomes

A atenção com a saúde mental deve ser ainda maior quando se está diante de casos como traumas ou doenças como o câncer, já que influenciam no bem-estar do indivíduo como um todo.  No segundo vídeo do “IBCC Oncologia Responde” deste mês, o dr. Abner e o psicólogo clínico Fábio Gomes falam sobre depressão, tratamento e suporte e cuidados que se deve ter com as pessoas diagnosticadas com a doença.

Entrevistado: Fábio Gomes

 

Inúmeras pesquisas publicadas comprovam o uso da acupuntura para tratar uma variedade de condições associadas ao câncer e uso da especialidade já faz parte de recomendações da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) como tratamento integrativo ao câncer. O oncologista clínico e acupunturista, dr Lin I Ter, explica o que é a acupuntura e sua eficácia no tratamento oncológico. No IBCC Oncologia, a acupuntura faz parte da Saúde Integrativa – especialidade que consiste no uso de práticas complementares associadas à medicina tradicional com indicação precisa.

Entrevistado: Dr Lin I Ter

Neste vídeo, o oncologista clínico, dr Abner Barrozo entrevista a terapeuta Rosa Rebolo que esclarece dúvidas sobre Reiki. O Reiki promove um profundo bem-estar, reduz o estresse, dissolve bloqueios emocionais, aumenta a energia vital, ajuda a minimizar a ansiedade, aumenta as defesas imunológicas, ameniza os efeitos colaterais dos medicamentos, dores, acalma e induz ao relaxamento, dentre outros benefícios. O Reiki é um tratamento terapêutico complementar e não tem contra indicação.

Entrevistada: Rosa Rebolo

O diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas foram impactados devido à pandemia da Covid-19 no Brasil. O câncer não espera e o IBCC Oncologia mantém fluxos seguros para uma assistência de excelência. Saiba os riscos de se adiar o diagnóstico e tratamento oncológico nessa entrevista em que o dr Abner Barrozo preparou com a dra Suelen Martins.

Entrevistada: Dra Suelen Martins

Assista aos vídeos!

Ouça também no Spotify!

© 2020 IBCC Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793