fbpx

O IBCC Oncologia está capacitado para realizar qualquer tipo de transplante:

Autólogo: também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente.
Alogênico: células progenitoras provêm de doadores aparentados e não-aparentados.
Singênico: células progenitoras provêm de gêmeos idênticos – univitelinos.
Haploidêntico: realizado quando o receptor não encontra um doador 100% compatível, podendo ser realizado com apenas 50% de compatibilidade geralmente pais ou filhos.

Todos os transplantes realizados na instituição são notificados internacional para o CIBMTR (Center for international Blood and Marrow Transplant Research ) , garantindo que os nossos dados possam ser comparados com os maiores centros de transplante do mundo e garantindo um padrão de qualidade internacional.

O Transplante de Medula Óssea é cada vez mais alternativa para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. A escolha pelo tipo depende da doença a ser combatida, assim, há casos em que o TMO autólogo é adequado, mas há outras em que só há a opção de se utilizar a medula saudável de um doador, principalmente nos casos de leucemia.

Os avanços mais importantes no tratamento vêm sendo relacionados ao suporte às infecções e esquemas quimioterápicos ajustados à idade e condições clínicas dos pacientes. O grande obstáculo para realização de TMO alogênico era que apenas 30% dos pacientes possuíam doadores compatíveis e podiam se beneficiar deste tratamento. Nos últimos anos a maior contribuição para o aumento destes procedimentos, foi o desenvolvimento da técnica do transplante aparentado com doador parcialmente compatível, o transplante haploidêntico.

 

 

Unidade totalmente isolada das demais áreas do Hospital.
Quartos autorreversíveis em UTI e capacitados a realização de procedimentos de alta complexidade tais como hemodiálise.
Monitorização visual por câmeras de todos os apartamentos, permitindo uma maior atenção e monitorização da equipe de enfermagem e dos médicos.
UTI própria com um total de 8 leitos e um design moderno com o que há de mais novo em tecnologia de ponta, pensada totalmente no bem-estar do paciente e cada detalhe focado na humanização.
Pronto Atendimento exclusivo.
Médicos hematologistas 24h. A equipe foi selecionada com profissionais formados nas principais universidades de São Paulo, com residência em Hematologia e com titulações obtidas na Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (TMO), sendo continuamente treinada em eventos de atualização e há um cuidado contínuo para que possam dar um atendimento de qualidade associado a atitudes de humanização pensando na melhor experiência do paciente. No IBCC Oncologia, os especialistas entendem de doenças específicas da Hematologia.
Hospital Dia exclusivo.
• Serviço de Disque Conforto.
Cardápio personalizado.

• Os quartos são alegres, funcionais, com tecnologia e possuem o que há de mais moderno em design. O papel de parede é vinílico e lavável para facilitar a higienização. Todo o projeto foi elaborado em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, manutenção, hotelaria e arquitetura pensado no bem-estar do paciente.
• O chuveiro de banho e a ducha higiênica foram desenvolvidos pelo fabricante especialmente para o IBCC com material liso de fácil higienização que impede o acúmulo de sujeiras reduzindo os riscos de infecções.
• Os lavatórios são de material corian termomoldável e não é poroso, impedindo a formação de cantos para não acumular sujidades. A iluminação em todo o setor de led traz mais aconchego, sustentabilidade e economia em energia elétrica.
• Ar-condicionado com filtro HEPA (high efficiency particulate air filter) com pressão positiva para remoção física de partículas para filtragem do ar que impede a entrada de fungos e bactérias.

Segundo dados de junho de 2020 do Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil), existem 5.199.915 de doadores e atualmente 850 pessoas aguardam pelo Transplante de Medula Óssea do tipo não aparentado. A doação de medula salva vidas e pode ser opção de tratamento para mais de 80 tipos de doenças. Na capital paulista, o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, possui o Laboratório de Histocompatibilidade, para receber as doações de medula óssea. Os candidatos a doar devem ser pessoas entre 18 e 55 anos de idade e possuírem boa saúde, ou seja, não podem ter doenças infecciosas, neoplásicas e ou imunológicas.

R. Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-001
Telefone: (11) 2176-7258

Para saber mais sobre hemocentros que recebem doadores de medula óssea acesse o site http://redome.inca.gov.br/doador/hemocentros/

A referência em Hematologia e Transplante de Medula Óssea do IBCC Oncologia no Brasil torna a instituição como um dos maiores serviços da especialidade com capacidade para 50 leitos e a realização de mais de 100 transplantes por ano. Com médicos hematologistas 24h, uma UTI exclusiva e infraestrutura moderna e de alta complexidade, a Unidade de Hematologia do IBCC é habilitada para realizar todo tipo de transplante. Com estudos constantes em andamento e várias publicações de uma equipe multiprofissional completa, pacientes adultos e pediátricos a partir de 5 anos recebem uma assistência personalizada e de excelência, seguindo protocolos de segurança e as recomendações da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, SBTMO e European Group for Blood and Marrow Transplantatio (EBMT).

A unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do IBCC Oncologia realiza atendimento de Oncohematopediatria e Transplante de Medula Óssea (TMO) infantil para crianças acima de 5 anos e é totalmente separada do atendimento adulto, num espaço exclusivo, com uma arquitetura própria para ambientações infantis, equipamentos e aparelhos próprios destinados à faixa etária com equipe de enfermagem especializada. Além disto, possui uma equipe de terapia intensiva especializada, pediatras e médicos especialistas em Transplante de Medula Óssea com todos os requisitos recomendados pelo SNT (Sistema Nacional de Transplante), com atenção especial de uma equipe multidisciplinar e especialidades como cirurgia pediátrica e nefrologia para retaguarda destes pacientes.

Existem várias doenças com indicação de Transplante que dependerá de fatores como o momento do diagnóstico e outros prognósticos, sendo as doenças mais prevalentes nesta fase da vida a Osteopetrose, Leucemia Linfoide aguda – LLA , Leucemia Mieloide aguda LMA, Anemia falciforme, Thalassemia major e Anemia aplástica grave (AAG).

Como os pais podem reconhecer em seus filhos sinais de doenças hematológicas? Normalmente as doenças onco-hematológicas são diagnosticadas pelo próprio pediatra, mas os pais devem estar atentos à palidez cutâneo mucosa, crescimento de gânglios (caroços no corpo) e sinais de sangramento, além de hematomas espontâneos no corpo e febre. A equipe de Oncohematopediatria e TMO infantil do IBCC Oncologia possui formação nas melhores escolas do Brasil, vasta experiência com Transplante e com as diversas complicações relacionadas a esta especialidade de alta complexidade há mais de 30 anos.

Doenças que podem ser tratadas com transplante de medula óssea ou transplante de células-tronco hematopoiéticas:

• Mieloma Múltiplo
• Linfoma de Hodgkin (LH)
• Linfoma não Hodgkin(LNH)
• Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
• Leucemia Linfoide Crônica (LLC)
• Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
• Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
• Aplasia de Medula Óssea ou Anemia Aplástica Grave (AAG)
• Anemia Falciforme


Agendamentos Hematologia e Transplante de Medula Óssea

De segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado das 8h às 13h.
Para mais informações, ligue para (11) 3474-4255.

    Conheça a Unidade de Transplante de Medula Óssea

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia