Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
Especialista da Rede de Hospitais São Camilo de SP ressalta importância da relação entre ambos e afirma que tecnologia ajudou na manutenção do contato
A presença dos avós na vida de seus netos é uma constante em muitas famílias da nossa sociedade e tal participação pode contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças.
Segundo a psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo Natália Reis Morandi, a relação construída entre eles é extremamente benéfica e tem impacto positivo na vida de ambos.
“O relacionamento de avós e netos vai além de sentimentos de respeito, amor e admiração. Muitos netos enxergam em seus avós figuras de apoio, segurança, carinho, atenção e conhecimento”, explica a especialista.
Estudos realizados pela Boston College (EUA) também indicam que a convivência constante entre avós e netos beneficia a saúde mental e emocional dos idosos.
“Com relação aos avós idosos, os estudos indicam que cuidar dos netos os ajudam a manter a mente saudável, auxilia na prevenção de sentimentos de solidão e sofrimentos emocionais significativos”, ressalta Natália.
Além disso, pesquisas divulgadas pelo US News & World Report apontam que o contato dos idosos com as crianças pode trazer benefícios em doenças neurológicas, como Alzheimer, uma vez que essa relação e os cuidados estabelecidos faz os idosos se sentirem mais ativos, úteis e saudáveis, despertando um sentimento de satisfação.
“Os avós também aprendem muito com as crianças, pois utilizam diversos recursos emocionais e cognitivos ao proporcionar os cuidados, interagir e brincar com os netos”, reitera.
Tecnologia
A pandemia de Covid-19 impôs um cenário restritivo às famílias e suas relações. Medidas de isolamento e distanciamento social foram necessárias para evitar a disseminação da doença. Com isso, os avós se viram distantes fisicamente de seus netos, o que gerou um impacto significativo na vida deles.
Segundo Natália, para que o impacto não fosse tão sentido por ambos, a tecnologia foi um fator importante para o fortalecimento desta relação, pois exerceu um papel fundamental ao aproximar pessoas nos momentos de distanciamento social, uniu parentes e amigos para minimizar o isolamento.
“A possibilidade de realização de videochamadas com dispositivos móveis, como celulares e tablets, ofereceram aos avós a oportunidade de participarem, mesmo de longe, dos momentos importantes que seus netos estavam vivenciando, o que possivelmente atenuou sentimentos de solidão desencadeados pela pandemia, além de estimular cognitivamente os idosos, ao passo que precisaram se reinventar e aprender novas tecnologias”, finaliza a especialista.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment – o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp