Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
Especialistas do Hospital São Camilo SP alertam para a importância de manter as medidas preventivas e exames em dia para aumentar chances de um diagnóstico precoce
Sintomas inespecíficos como febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal e náuseas estão entre alguns dos indicativos de uma hepatite viral. No entanto, em muitos casos, quando o vírus permanece no organismo de forma crônica, sintomas aparecem apenas quando a doença já está em um estágio avançado, o que eleva os riscos de agravamento por cirrose hepática e até óbito.
“Estima-se que, por ser na maioria das vezes assintomática, mais de 500 mil pessoas convivam com o vírus C da hepatite sem saber”, alerta a Dra. Anna Claudia Turdo, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. A doença ocorre a partir da transmissão de um vírus que provoca uma inflamação no fígado, podendo acometer pessoas de todas as idades.
Dados do último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde em 2020, na última década, foram registrados mais de 74 mil óbitos relacionados às hepatites virais dos tipos A, B, C e D, sendo que 76% ocorreram em decorrência da hepatite C, para a qual ainda não há vacina.
O estudo ainda aponta para a incidência de mais de 673 mil casos de hepatite no Brasil entre os anos de 1999 e 2019. Aqui, o maior número também é referente à hepatite C, representando 37,6% dos casos, seguido pela hepatite B, com 36,8%. Em terceiro, a pesquisa mostra a hepatite A com 25% e, por fim, o tipo D representando 0,6% dos casos.
Por essa razão, de acordo com a infectologista, o maior desafio no combate às hepatites virais é o diagnóstico precoce. “Exames de rotina podem detectar hepatites virais precocemente, ampliando as chances de cura ou acompanhamento para controlarmos complicações”, explica.
Segundo a especialista, além das vacinas para evitar a infecção pelos vírus da hepatite A e B, é recomendável realizar o teste para hepatite C pelo menos uma vez ao ano, aumentando as chances de um diagnóstico precoce e início do tratamento.
“A vacina para hepatite B é dada para pessoas de qualquer idade no SUS. É uma vacina segura, sem efeitos colaterais ou contraindicações”, além disso, a médica infectologista ressalta que a hepatite D está associada com a presença do vírus B. Assim, a vacina para hepatite B atua como proteção para ambos os tipos.
“Vale frisar que as hepatites B e C, caso não sejam tratadas, podem evoluir para um quadro de doença hepática crônica ou até mesmo chegar a cirrose e câncer de fígado”, reitera a Dra. Anna Claudia.
Para a médica, campanhas de conscientização como Julho Amarelo, do Ministério da Saúde, são fundamentais nestes casos, pois ajudam a disseminar informações à população sobre sintomas, causas, prevenção e tratamentos da doença.
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo tem realizado diversas publicações em suas redes sociais com o objetivo de esclarecer a população sobre os riscos das hepatites, além de reforçar junto aos seus profissionais as orientações sobre métodos preventivos e de tratamento.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment – o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp