fbpx

Alimentação de Idosos: que cuidados tomar?

25 de abril

A alimentação está entre os mais importantes cuidados com a saúde. Devemos tomar cuidado com o que comemos e as dicas para refeições saudáveis incluem: manter uma alimentação variada com muitas frutas, verduras e legumes, evitar o excesso de sal, açúcar, gordura e alimentos ultraprocessados e priorizar carnes brancas e magras.

Mas a atenção com a alimentação vai muito além de nutrientes. Na terceira idade, é comum que surjam outras questões que precisam de atenção. Confira alguns cuidados para a alimentação de idosos. 

Hidratação

Idosos são mais propensos à desidratação. Isso porque com a idade, há diminuição da sensibilidade à sede. Alguns medicamentos de uso contínuo comuns na terceira idade também podem ter efeito diurético e aumentam o risco de desidratação. Algumas dicas importantes para manter a hidratação controlada:
   – Deixe água sempre à disposição e visível;
   – Prepare bebidas como chás ou sucos. O sabor pode ser um estímulo para beber mais água;
   – Alimentos também podem hidratar. Ofereça frutas frescas como maçã, pera, mexerica, melão ou melancia, que possuem muita água.

Adequação à condição clínica

Doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose e doença renal crônica são comuns na terceira idade. São doenças em que o controle passa pela atenção com a alimentação. Adeque as refeições do idoso conforme suas necessidades clínicas. Conte com a ajuda de um médico ou nutricionista para uma orientação individualizada.

Mastigação e deglutição

É comum que muitos idosos tenham dificuldade de engolir ou de mastigar. Dê preferência a alimentos bem cozidos e macios para facilitar a mastigação. Para essas condições não ofereça risco de engasgos ou prejudique a alimentação do idoso. Alguns cuidados:
   – Adeque a consistência do alimento para a condição do idoso;
   – Evite pedações grandes. Diminua o tamanho das porções para facilitar a mastigação;
   – Avalie com um médico ou fonoaudiólogo a necessidade de espessamento de líquidos para a hidratação.

Regularidade das refeições

É importante que idosos se alimentem num intervalo máximo de três horas, fazendo, além das três refeições básicas, outras refeições menores no intervalo entre elas. Essa regularidade ajuda a moderar a quantidade de alimentos em cada refeição e traz uma série de benefícios:
   – Estabiliza o nível de glicose no sangue;
   – Facilita a digestão;
   – Evita perda ou ganho de peso não intencional;
   – Regula o apetite.  

Tradições culturais

Leve em consideração as tradições culturais e familiares do idoso. Pratos tradicionais trazem sensação de conforto e segurança.
Sempre que possível, reúna a família para comerem jutos à mesa. Para o idoso, ver todos reunidos ao seu redor pode trazer muita felicidade.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia