fbpx

Ansiedade e perda de sono. Como prevenir alterações diante de um acontecimento importante?

1 de setembro

Você já perdeu o sono dias antes de uma viagem, casamento ou algo importante por ficar ansioso? Existe uma explicação para tudo isso! Em entrevista, a Psicóloga Natália Reis Morandi, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, tira todas as dúvidas sobre a perda de sono, ansiedade e dá dicas sobre como prevenir em casos frequentes.  

É comum perdemos o sono dias antes de um acontecimento importante? Normalmente ficamos ansiosos e apreensivos diante de acontecimentos importantes, sejam eles planejados ou inesperados. Nos preocupamos e refletimos se os acontecimentos irão transcorrer de acordo com o planejamento prévio e criamos expectativas, esperando um resultado satisfatório. Desse modo, ficamos alertas, tensos e até empolgados, o que pode gerar alteração da qualidade do sono de cada indivíduo (dificuldade de começar a dormir ou despertar facilmente e não ter um sono reparador e contínuo). No caso de pessoas costumeiramente mais ansiosas, a probabilidade de ter alteração do sono e chegar a sofrer diante de tais situações é mais comum, sejam essas situações e eventos “positivos” ou “negativos”. 

Caso aconteça com frequência, é indicado procurar um profissional? Pode se considerar normal essa ansiedade na noite anterior a um acontecimento importante?  

Sim, tal ansiedade pode ser considerada normal, no entanto, devemos ficar atentos na frequência e intensidade dessas situações e a possibilidade de gerar sofrimento e/ou impacto significativo na rotina do indivíduo. Nesse caso, é importante buscar ajuda profissional, avaliação e acompanhamento psicológico e, em alguns casos, faz-se necessário a avaliação psiquiátrica a fim de verificar a possibilidade de ser ou não necessário utilizar algum medicamento para controle dos sintomas ansiosos. 

Normalmente, todas as pessoas apresentam certo grau de ansiedade diante de eventos importantes, porém ansiedade exacerbada pode desencadear um nível de tensão e estresse elevado, gerando alteração de humor, irritabilidade, baixa tolerância à frustração, alteração da produtividade e privação de sono que pode impactar tanto a saúde física quanto emocional do indivíduo. 

Essa insônia por ansiedade afeta nossa saúde? Quando se torna algo preocupante e como nosso corpo interpreta tal atitude?  

O sono, além de ser reparador, exerce uma função de organização mental e psíquica. Quando a privação do sono ocorre em longo prazo, de forma contínua e traz limitações em nosso cotidiano, merece nossa atenção, pois acarreta alteração de nossa concentração, memória, atenção e raciocínio. As pessoas tendem a ficar mais lentificadas, menos produtivas durante o dia, cansadas, com falta de disposição, sonolência diurna e apresentam alteração de humor como irritabilidade, tristeza e ansiedade, em alguns casos causa impaciência e imediatismo. O que consequentemente também prejudica a saúde física. 

Quais dicas para ter uma noite de sono saudável dias antes de um grande acontecimento? Como evitar essa ansiedade?  

Em casos de ansiedade exacerbada se faz necessário realizar acompanhamento psicológico regular de forma que a ansiedade seja trabalhada continuamente e o indivíduo consiga administrar e enfrentar situações grandiosas sem impactos significativos na sua rotina. Além disso, manter uma rotina de sono, exercícios físicos regulares, meditações, boa alimentação, evitar alimentos e atividades estimulantes próximas ao horário de dormir auxiliam no manejo da ansiedade e consequentemente propiciam uma boa noite de sono.  Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois nos deixam mais atentos e dificultam o relaxamento para conseguir iniciar o sono tranquilamente. 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia