fbpx

Aposentado em tratamento paliativo faz vaquinha virtual para conhecer Israel

29 de outubro

Saúde Integrativa do IBCC Oncologia contribuiu para tornar paciente protagonista do próprio tratamento

Um piscar de olhos e a vida já não é mais a mesma. Quando recebeu diagnóstico de câncer de próstata, em 2014, Walter Michel, 72 anos,  pensou em tudo que abandonaria, caso não sobrevivesse. As duas filhas, que não veria casar e ter filhos e lembrou também de cada um dos sonhos que deixaria em aberto.

Um deles conhecer Israel e passar pelos caminhos em que Jesus trilhou na cidade Santa de Jerusalém. “Muito já li, ouvi e assisti sobre a maravilha que é pisar naquele lugar sagrado e de renovação da fé. Israel é considerado a Terra Santa bíblica por judeus, cristãos e muçulmanos”, lembra.

Quando a filha mais nova terminasse a faculdade, num futuro distante, Walter, seguiria viagem até aquele que seria o país em que “tudo começou”, como o próprio Walter diz.

Entretanto a vida dá voltas e quando percebeu já estava aposentado e com o câncer de próstata em estágio avançado. Não tinha plano de saúde e não tinha economias suficientes para o tratamento oncológico. Ele fez todo o tratamento pelo Sistema Único de Saúde, no IBCC Oncologia. Passou por cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia. Hoje a doença dele é considerada estável. Continua o tratamento oncológico em conjunto com Cuidados Paliativos e a Saúde Integrativa que resultaram em melhor controle de dor e depressão.

A ideia da viagem ressurgiu logo após iniciar o tratamento paliativo. “Estava bem baixo astral. Nem atender o telefone das meninas do IBCC eu atendia. Havia desistido da vida. Mas a Dra. Juliana Barros, coordenadora da Saúde Integrativa do IBCC Oncologia me aconselhou a focar em um projeto, para não ficar tão ansioso”, declara.

“Fui para casa com aqueles conselhos em mente. Achei absurda toda a história da Dra. Juliana. Com o passar do tempo – pelo menos dois meses – voltei às consultas com a médica, após ter digerido o que gostaria de fazer da vida e resolvi tentar”, lembra.

Uma das minhas filhas teve a ideia de fazer a campanha de financiamento coletivo para possibilitar a aventura ao Waldir. Ele recorre à solidariedade alheia para dar forma ao sonho, que sofreu adaptações no meio do caminho e ficou menos ousado, mas não menos importante. “A gente tem de se adaptar à vida. Não é porque um sonho não pode ser realizado da forma que você pensou que ele tem que morrer”, diz. A vaquinha vai reunir o valor necessário (R$ 17 mil) para custear a viagem.

Medicamentos para controlar o avanço do câncer – e os sonhos- ajudam a mantê-lo vivo. “Ter planos é o que me faz seguir em frente. Entre uma consulta com o acupunturista e outra com a psicóloga vou organizando e planejando a minha rota da viagem”, diz. “Desde o começo as pessoas olham para mim e dizem: ‘– Você nem parece ter câncer’. Nós precisamos nos livrar desse estereótipo da pessoa doente incapacitada. É possível viver com a doença, não vou desistir da vida”, afirma.

A Saúde Integrativa está em ascensão. Um campo de estudo que busca trazer abordagens complementares, de maneira segura aos tratamentos oncológicos. Ela une a medicina tradicional do oriente, com a abordagem holística que lhe cabe, e a do ocidente, apoiada na produção científica e tecnológica. A ideia é buscar melhorar a experiência do paciente durante o tratamento contra o câncer por meio da ampliação do conceito de saúde com foco no bem-estar físico, emocional, social e espiritual. São práticas meditativas, técnicas de respiração, métodos para o relaxamento, manipulação corporal por meio de massagens, sessões de terapia, entre outras. Recursos aliados à medicina convencional que elevam drasticamente a qualidade de vida do paciente com câncer.

Especialidades complementares da Saúde Integrativa podem incluir: nutrição, psicologia, acupuntura, reiki, fisioterapia, terapia ocupacional, yoga e quiropraxia e que reunidas tem revolucionado a busca por melhoras significativas do estresse, depressão, ansiedade, fadiga, dor, qualidade de vida e bem-estar de pessoas que vivem o câncer.

No IBCC Oncologia a Saúde Integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações. Para cada paciente é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, baseado em demandas e necessidades da pessoa tratada. *por hora somente a oncologia por encaminhar para saúde Integrativa

De acordo com a médica Juliana Barros os pacientes são orientados a reconhecer, administrar e diminuir os fatores estressantes. “O paciente deve ter um olhar para si com acolhimento e compaixão. Ter consciência do que sente, das emoções, do corpo. Quando uma pessoa vive o câncer é comum o abandono de si. A baixa autoestima chega com força por diversos fatores e pode gerar depressão. Seja pela difícil adaptação às mudanças no corpo após uma cirurgia ou sessões de quimioterapia, seja pela percepção de achar que não é mais o mesmo e que tem limitações”, declara.

Tanto paciente em tratamento oncológico ativo ou em cuidado paliativo podem acessar essa alternativa. Após a consulta com o oncologista o paciente pode ser encaminhado para a Saúde Integrativa de acordo com as necessidades e disposições pessoais. Potencializar o autocuidado e o autoconhecimento dos pacientes, para que possam desenvolver e identificar ainda mais aspectos próprios para lidar com possíveis situações de estresse.

A Saúde Integrativa no IBCC existe desde fevereiro de 2019 e possui 150 pacientes inscritos. Espera-se atender em torno de 40 por mês.  Os dois próximos encontros do grupo serão nos dia 30 de outubro e 13 de novembro das 11h às 12h e irá tratar sobre autocuidado.

Serviço
Quer colaborar com a vaquinha e acompanhar a viagem? Informe-se aqui

 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia