fbpx

Campanha nacional de imunização é antecipada

24 de março

Iniciativa visa proteger também pacientes oncológicos, entre outros, nesta primeira etapa da vacinação

Desde segunda-feira (23) o Ministério da Saúde brasileiro iniciou a vacinação contra a gripe, pessoas com câncer devem ser imunizadas e têm prioridade na hora de tomar a vacina.

O médico infectologista do IBCC Oncologia, Dr. Marcos Antônio Cyrillo, salienta que o vírus influenza, causador da gripe, costuma circular todos os anos, principalmente nas estações do outono e inverno. Lembrando que o outono começou oficialmente no Brasil no dia 20 de março.

A gripe causada pelo H1N1 tem sintomas semelhantes à infecção causada por outros vírus influenza como H3N2, entre outros, porém algumas pessoas como idosos, crianças, gestantes e indivíduos com doenças crônicas possuem um risco maior de desenvolver complicações”, diz o especialista.

A vacina é a melhor medida de prevenção. Existe sempre uma dúvida se pacientes com câncer, em quimioterapia podem ou não tomar a vacina. Mas como a vacina é feita com o vírus morto, ela não causa resfriado ou gripe, e pode ser dada para pacientes imunossuprimidos. Entretanto, a vacina para a gripe não é recomendada para indivíduos com alergia às proteínas do ovo.

Vale destacar que a vacina da gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus. Mas, ao proteger a população mais vulnerável, a injeção evita que o vírus influenza sobrecarregue o sistema respiratório.

Além da vacina existem outras medidas importantes para a prevenção, como:

– Lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool em gel
– Evitar aglomerações e eventos em lugares fechados
– Manter distância de pessoas doentes
– Evitar levar as mãos aos olhos, boca ou nariz
– Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal
– Manter o ambiente ventilado para boa circulação do ar

Os principais sintomas da gripe são febre elevada (acima de 39ºC) de início súbito, dores no corpo, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e coriza.

Em caso de dúvidas o paciente oncológico deve procurar o médico que o acompanha no IBCC Oncologia e esse poderá esclarecer todas as perguntas.

Doar sangue: Para aquela pessoa que quer doar sangue e vai ser vacinada a recomendação dos especialistas é que ela primeiro faça a doação e depois vacine, já que após a imunização da influenza é necessário aguardar sete dias para doar sangue.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia