Com mais de 1 milhão de infectados pela Covid-19 em São Paulo, infectologista reforça manutenção de cuidados

21 de outubro

Durante a Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente, IBCC Oncologia lembra medidas preventivas

Em apresentação virtual, o médico, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do IBCC Oncologia, Dr. Marcos Antonio Cyrillo, ministrou a palestra “Covid e formas de prevenção”, na manhã desta quarta-feira (21), direcionada a todas as áreas e unidades do Hospital.

Para um público formado por profissionais de diferentes especialidades do IBCC Oncologia, o médico trouxe o cenário da pandemia, tanto no Brasil e no mundo, como em São Paulo, desde o primeiro caso confirmado, ocorrido em março de 2020.

Estamos com mais de 40 milhões de infectados no mundo e cerca de 1 milhão e 126 mil mortos. No Brasil são pouco mais de 5 milhões e 270 mil infectados com aproximadamente 155 mil mortes. Em São Paulo foram até agora 1.068.962 pessoas contaminadas e 38.246 mortes”, disse o médico, com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao destacar a importância da adoção de medidas preventivas. “Apesar de termos mais de 80 tipos de vacinas em estudo, 4 delas no Brasil, até o momento, não há nenhuma aprovada que previna a contaminação do novo coronavírus, causador da Covid-19”, ressalta.

Por isso, o infectologista frisou sobre a necessidade de não haver descuido quanto à prevenção. “São medidas que diminuem as chances de disseminação e infecção do vírus tais como higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool a 70% (em gel ou líquido) e utilizar a máscara de proteção adequada para cada ambiente”, alerta.

Sobre as formas de transmissão, Dr. Cyrillo, lembra que ocorre de pessoa para pessoa, pode ser propagada até 2 dias antes de aparecer os sintomas iniciais que são: febre, tosse e dificuldade para respirar e acontece por gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou contato pessoal próximo. O especialista também abordou aspectos relacionados ao período médio de incubação que é de cinco dias.

A IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) e pelo comitê de Gestão Ambiental do IBCC Oncologia, que vai até sexta-feira (23), busca reduzir e ou eliminar riscos de incidentes contra o meio ambiente e nas tarefas profissionais.

Este ano o tema central é “Unidos utilizando a tecnologia a favor da prevenção e do meio ambiente” e tem na programação além de palestras online, a aplicação de um quiz pela intranet e ações in loco para esclarecer dúvidas e incentivar a adoção de comportamento seguro nas diversas atividades realizadas nos ambientes da instituição.

© 2020 IBCC Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793