fbpx

Como interpretar os resultados dos exames de Colesterol?

11 de janeiro

Colesterol total: menor do que 190
Colesterol HDL: maior do que 60
Colesterol LDL. Depende do risco cardiovascular: Risco baixo menor do que 130;
Risco intermediário menor do que 100; Risco alto menor do que 70
Triglicérides: menor do que 150

Qual a diferença do LDL, VLDL e o total?
LDL é a Low Density Lipoprotein (não é um colesterol, é considerado um produto da degradação da VLDL) que possui o papel de transportar o colesterol do fígado para os tecidos corporais (incluindo artérias), por isso ele é chamado popularmente de “colesterol ruim”, enquanto a HDL (High Density Lipoprotein) faz o transporte reverso (dos tecidos para o fígado), é considerado o bom. A VLDL (Very Low) é produzida no fígado e transporta os triglicérides endógenos para os tecidos periféricos.

É possível que o LDL, VLDL e HDL estejam bons e o total ruim?
Sim, caso tenhamos uma elevação expressiva do HDL (o bom), teremos um Colesterol Total alterado. Isso pode acontecer, na maioria das vezes, por questões genéticas.
Qual deles está associado à maior propensão ao infarto ou ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares? O LDL (o ruim), visto que se for elevado, o transporte de colesterol do fígado para os tecidos se torna mais evidente inclusive para as artérias aumentando o risco de complicações cardiovasculares.

O HDL permanecer baixo oferece quais os riscos?
Nesta situação haverá maior dificuldade de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado onde ele será metabolizado e eliminado.

O HDL está associado mais à ausência de prática de atividade física ou também à alimentação?
O exercício físico eleva os níveis de HDL e reduz drasticamente os níveis de triglicérides, o que é altamente recomendável na prevenção das doenças cardiovasculares.

Como reduzir o colesterol total, VLDL e o LDL?
A dieta pobre em gorduras saturadas está recomendada, porém o efeito não é tão significante como nos triglicérides, visto que apenas 30% do colesterol do organismo depende dos hábitos alimentares, sendo que 70% possui produção pelo próprio organismo.
Exercícios físicos são importantes para elevar o HDL. Dependendo do risco cardiovascular calculado, o uso de drogas da classe das estatinas (medicamentos para reduzir o colesterol) é o mais recomendado para a redução significante dos níveis de colesterol plasmático.

Informações: Dr. Lafayete William Ferreira, cardiologista do IBCC Oncologia.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia