fbpx

Cuide da sua saúde no inverno

5 de julho
O frio e o tempo seco, comuns durante o inverno, pode ter inúmeras implicações para a saúde. Alguns problemas de saúde são mais comuns nessa época do ano em decorrência das condições climáticas.
Confira as principais implicações de saúde geradas pelo inverno e como preveni-las. 
 
Frio e saúde cardiovascular
Durante os dias frios, há um risco maior de ocorrência de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e tromboembolia pulmonar. Isso decorre do fato de que as baixas temperaturas provocam contração dos vasos sanguíneos e demandam mais esforço do coração.
Pessoas portadoras de doenças cardiovasculares devem tomar cuidado para manter o corpo devidamente aquecido, além observar o uso correto dos medicamentos.
 
Inverno e doenças respiratórias
Infecções respiratórias
No inverno, a ocorrência de doenças respiratórias também aumenta. Além do frio, o tempo seco, comum nessa época do ano, também contribui para a maior ocorrência de infecções respiratórias, alegias respiratórias e crises de asma, sinusite, entre outras. Isso se deve por alguns fatores como:
    – Tendência a procurar lugares fechados para se abrigar do frio, favorecendo a transmissão vírus;
    – Maior sobrevida do vírus no ar em baixas temperaturas;
    – Ressecamento das vias aéreas devido ao ar seco, que provoca irritação nas mucosas e dificulta as defesas do organismo contra vírus respiratórios;
    – Janelas fechadas deixam o ambiente doméstico menos arejado e favorece a proliferação de fungos;
    – O longo período que as roupas de frio e cobertores ficam guardados durante o período quente pode resultar na proliferação de fungos no tecido;
    – Acumulo de poluentes na atmosfera nos dias secos e longos períodos sem chuvas.
 
A limpeza da regular da casa, roupas de cama e estofados ajudam minimizar a presença de alergenos que podem desencadear crises dessas doenças. Sempre que possível, mantenha janelas abertas para arejar o ambiente doméstico. O uso de umidificadores de ar também pode ajudar.
E é sempre importante ressaltar a importância de manter a vacinação em dia contra a gripe e a Covid-19.
 
Tempo seco e saúde ocular
O tempo seco e o vento favorecem a evaporação acelerada das lágrimas e o ressecamento dos olhos, o que acaba provocando ardência, vermelhidão e cansaço visual. A poluição atmosférica também pode favorecer o surgimento de alergias oculares. A ocorrência frequente desses sintomas pode indicar doenças como a síndrome do olho seco. Consulte-se com um oftalmologista e não use colírios sem a orientação médica.   
 
Inverno e saúde da pele
O frio, a baixa umidade do ar e o hábito de tomar banhos muito quentes provocam ressecamento da pele e piorar quadros de dermatites. É importante manter-se bem hidratado e dar preferência a banhos mornos. O uso de creme hidratantes pode ajudar.
Outra ocorrência comum são as rachaduras nos lábios. Para preveni-las, use hidratantes labiais com manteiga de cacau.
 
Frio e dores
Nosso organismo reage ao frio com contraindo músculos, tendões e ligamentos. Além disso, tendemos a nos movimentar menos. Muitas pessoas portadoras de doenças reumatológicas ou osteomusculares relatam sentir mais dores em dias frios. Manter o corpo bem agasalhado ajuda a minimizar esse efeito. Movimentar o corpo realizando alongamentos e exercícios físicos, mesmo que leves, também ajuda a aquecer o corpo e diminuir as dores.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia