fbpx

Especialistas do IBCC Oncologia destacam cuidados para saúde mental durante pandemia

8 de abril

Profissionais da Equipe multidisciplinar, Psicologia organizacional e Assistencial estabelecem rotina para atendimento

A situação causada pela pandemia de coronavírus tem trazido pressão psicológica e questões relacionadas à saúde mental podem ser agravadas. O receio pelo risco de contaminação, medo por conta do isolamento necessário, temor pela instabilidade da economia, entre outras incertezas sobre o futuro podem gerar ainda mais ansiedade.

Pensando nisso, a Psicologia Organizacional e a Equipe Multidisciplinar do IBCC Oncologia traçaram um programa com uma rotina para atendimento psicológico aos profissionais do Hospital, como suporte no momento de crise gerado pela pandemia do coronavírus.

A psicóloga organizacional do IBCC Oncologia, Joselane Miranda, destaca que a saúde emocional precisa ser ainda mais cuidada neste momento. “A todo momento notícias negativas relacionadas ao coronavírus tomam conta da programação dos canais de comunicação e apesar de ser importante procurar conhecimento, o fluxo constante de notícias gera preocupação e estresse. Se os sites e jornais estão te deixando ansioso, tente se informar em momentos específicos, de uma a duas vezes ao longo do dia“, aconselha a psicóloga.

Ainda segundo Joseane é preciso utilizar métodos para lidar com a situação, entre eles fazer pausas e descansar entre os turnos de trabalho, mesmo que seja home office, até mesmo tirar um momento dentro do expediente. Tenha atenção aos alimentos que consome para manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e ficar em contato, mesmo que virtual, com a família e amigos.

A gerente de Apoio Técnico, Thais Cardenas, lembra que evitar formas, que podem muitas vezes ser, errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas podem, a longo prazo piorar o bem-estar físico e mental. “Aprender exercícios físicos simples para fazer em casa todos os dias durante esse período pode ser bom para não reduzir a mobilidade“, ressalta.

Lais de Sá Fonseca, coordenadora assistencial do IBCC Oncologia, destaca que “criar oportunidades para ampliar histórias úteis, além de imagens positivas de pessoas que tiveram o covid-19, como as que se recuperaram da doença ou que apoiaram um parente querido, por exemplo, contribui para expandir possibilidades de bem-estar“, diz ela.

Veja outras dicas dos profissionais da equipe multidisciplinar e da psicologia organizacional do IBCC Oncologia:

  • Evite bombardeio de informações
  • Estabeleça uma rotina
  • Faça terapia online
  • Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas
  • Use a quarentena para se dedicar a atividades que gosta
  • Pratique meditação

 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia