fbpx

Estou com leucemia, e agora?

8 de fevereiro

A Leucemia ocupa a décima posição entre os tipos de câncer mais frequentes, segundo o INCA (Instituo Nacional do Câncer). A enfermidade, que pode se apresentar sob 12 tipos diferentes, é caracterizada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, órgão responsável pela defesa do organismo, tornando o indivíduo vulnerável a infecções, anemia, fraqueza, cansaço, sangramento, dentre outros sintomas. 

Apesar da complexidade da doença, a Leucemia, tem cura. O sucesso do tratamento depende diretamente do momento do diagnóstico e da resposta terapêutica do paciente, a detecção precoce é o melhor cenário, inclusive na definição das medicações e próximas etapas. 

Dentre as opções de tratamento disponíveis atualmente, uma que tem apresentado excelentes resultados é o transplante de medula óssea, a doação pode ser realizada por um familiar ou por qualquer pessoa, desde que haja compatibilidade. O processo é simples: por meio da retirada de uma amostra de sangue (4ml), análises laboratoriais são realizadas e os dados do doador ficam em um hemocentro até que se encontre um paciente compatível para receber a doação. 

Para ser doador de medula é necessário ter entre 18 e 55 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, do sistema imunológico, ou ainda infecciosas e se cadastrar em um hemocentro. 

Um gesto simples que pode transformar realidades! 

Doar para salvar vida!

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia