fbpx

Grupo Pré-operatório motiva pacientes no preparo cirúrgico com assistência psicológica, enfermagem, nutrição e fisioterapia

20 de maio

O Grupo pré-operatório do IBCC tem como objetivo motivar e auxiliar o paciente e sua família sobre procedimentos pré-operatórios e fala sobre seus diretos (equipe de serviço social), auxilia ainda em como se preparar emocionalmente para a cirurgia (equipe de psicólogos), a alimentação devida do paciente pré-operatório (equipe de nutrição) e dúvidas sobre medicamentos e procedimentos antes e após a cirurgia (equipe de enfermagem).

O Psicólogo Fábio Gomes, um dos responsáveis por esse trabalho explica a importância de os pacientes lidarem com o momento delicado. “Apresentamos para os pacientes que chorar faz parte e que esse não é um processo fácil, mas renovador. É como comparar a vida com uma corrida de obstáculos. Se hoje aqueles pacientes chegaram até essa etapa foi porque já passaram por vários obstáculos que os incentivou e demonstrando o quão são fortes por chegarem até aqui”, destaca.

Ele relata que ter pessoas ao lado que traga tranquilidade é essencial e ainda evitar ficar pensando o dia inteiro na cirurgia para não afetar emocionalmente. “O impacto do diagnóstico e proximidade da realização de um procedimento cirúrgico podem influenciar em nossa fisiologia, mexe com nosso corpo, podendo acarretar alterações de pressão ou glicemia, por motivos de ansiedade que façam com que a cirurgia seja cancelada”, finaliza o Psicólogo.

Vera Lucia de Souza Barros paciente do IBCC há 22 anos, realizou mastectomia (cirurgia para retirada da mama) em 2017 e agora fará outra cirurgia para reparação. “É a segunda vez que estou fazendo parte do grupo, e por mais que eu já tenha visto as palestras antes, sempre tem algo para aprender de novo, algo que eu não sei ainda e aconselho a todos que irão passar pelo procedimento de cirurgia a vir no grupo pré-operatório. O IBBC sempre foi ótimo e a palestra é essencial para tirar todas as dúvidas”, declara a paciente.

Vera Lucia de Souza Barros

 

Sexta-feira das 8h30 às 10h30

Informações na recepção ou por 

telefone: (11) 3474-4200

 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia