fbpx

Hospital São Camilo inaugura Centro de Reabilitação na Pompeia

9 de agosto

Espaço conta com ginásio, salas de terapia, piscina de hidroterapia e equipe multidisciplinar para reabilitar pacientes de todas as idades e diferentes necessidades


Pessoas que evoluíram com alguma sequela de uma doença ou trauma deparam-se com uma nova condição, que interfere em sua vida pessoal, social e profissional. Segundo a fisiatra Dra. Andréa Thomaz Viana, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, as consequências vão além da mobilidade, já que as deficiências das funções, as limitações nas atividades e as restrições na participação impactam na independência e funcionalidade.

“É fundamental pensarmos no processo de reabilitação para que o paciente possa desenvolver o máximo de suas capacidades e viver com mais qualidade e independência”, explica a especialista.

Essa foi a motivação da Rede ao criar um Centro de Reabilitação completo na Unidade Pompeia. A médica destaca que o espaço conta com modernas instalações, que incluem salas de terapias, um ginásio totalmente equipado e uma piscina de hidroterapia.

Dessa forma, torna-se possível o uso de um conjunto de metodologias terapêuticas que possibilitam a recuperação física do paciente diante dos quadros mais variados, bem como ajudam a prevenir problemas futuros e promover a saúde de maneira geral.

Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de terapia ocupacional, fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física e enfermagem, o espaço está preparado para oferecer um atendimento qualificado a pacientes de todas as idades, tratando desde uma simples contusão até sequelas de quadros mais complexos, como Acidente Vascular Encefálico (AVE), pós-Covid e lesão medular, entre outros.

“Nosso objetivo é auxiliar o paciente a atingir o máximo de seu potencial funcional, psicossocial e vocacional, para que ele consiga retomar sua rotina pessoal, familiar e social e profissional da melhor forma possível”, afirma a Dra. Andréa, complementando que esse processo visa a melhora da funcionalidade ou a prevenção de sua deterioração.

Segundo a especialista, a reabilitação é muito importante para o processo de retomada da autonomia e independência dos pacientes, fator que ganha relevância ainda maior em meio à pandemia de Covid-19.

A médica salienta que os longos períodos de internação para tratamento da doença levam a alterações que impactam as vidas destes pacientes mesmo após a alta hospitalar. Problemas como alterações neurológicas ou cardiorrespiratórias, perda da mobilidade, fraqueza muscular e fadiga estão entre os mais comuns enfrentados pelos pacientes.

“Nesses casos, a orientação é iniciar o programa de reabilitação já durante a internação, e o mantendo após a alta, uma vez que o cuidado neste período é fundamental para agilizar a volta a uma vida normal e produtiva e evitar complicações que possam evoluir para quadros mais graves e até levar a novas internações”, destaca.

Equipe multidisciplinar

A equipe do Centro de Reabilitação da Rede São Camilo SP é composta por diversos profissionais que, juntos, desenvolvem um programa específico para cada necessidade. Entenda como atuam os especialistas de cada área:

Fisiatria

Especialidade médica indicada quando há limitações físicas, alterações no desempenho das atividades do cotidiano ou dores crônicas, sejam de origem neurológica, oncológica, cardiopulmonar ou musculoesquelética. Assim, o Fisiatra atua no diagnóstico e prevenção de incapacidades, orientando o processo de reabilitação do paciente.

Fisioterapia

Este especialista atua com reabilitação respiratória, motora, neurológica e uroginecológica, por meio de exercícios terapêuticos (cinesioterapia) e uso de equipamentos que ajudam a melhorar a mobilidade, aliviar a dor e prevenir ou amenizar as disfunções físicas de pacientes que evoluíram com alguma sequela de uma doença ou trauma. Dra. Andrea explica que a Rede São Camilo está equipada para realizar tratamentos como eletroterapia, termoterapia, fototerapia e hidroterapia.

Terapia ocupacional (TO)

O trabalho do terapeuta ocupacional visa a treinar movimentos e situações do dia a dia do paciente, sobretudo estimulando seu envolvimento com atividades que lhe dão prazer, para assim melhorar o desempenho funcional e favorecer o máximo de independência pessoal e qualidade de vida.

Fonoaudiologia

O profissional realiza tratamentos que auxiliam no desenvolvimento ou na recuperação da comunicação, com atividades que estimulam a voz, a audição e a linguagem oral e escrita. Além disso, o fonoaudiólogo é responsável pela reabilitação de disfunções da mastigação, deglutição e respiração, que podem ocorrer em pacientes que tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral), tumor cerebral, quadros de demência e doenças pulmonares crônicas, entre outras doenças.

Treinamento físico

O educador físico atua na avaliação e desenvolvimento de programas de exercícios físicos adaptados para auxiliar o paciente em sua recuperação e melhora da força, flexibilidade, mobilidade, capacidade cardiorrespiratória e consciência corporal.

Para agendar consultas e obter mais informações sobre o Centro de Reabilitação, ligue (11) 3172-6800. Além dos serviços completos e de toda a estrutura encontrada na unidade Pompeia, os atendimentos em fisioterapia e fisiatria podem ser agendados também nas unidades Santana e Ipiranga.

© 2021 São Camilo Oncologia | RT: Dr Walter Galvão CRM 112.793