fbpx

IBCC Jaçanã cria projeto para profissionais expressarem emoções no enfrentamento à Covid-19

29 de maio

Os psicólogos iniciam ações relacionadas à saúde mental para entender como a equipe lida e reage com o aspecto subjetivo frente as implicações da pandemia

O projeto “Você não está sozinho” surgiu da permanente preocupação do IBCC Jaçanã em preservar o bem-estar biopsicossocial dos profissionais, como declara a psicóloga Juliana Guedes. “O objetivo é proporcionar ambientes acolhedores e de escuta, em formato grupal, para entender e atender possíveis demandas específicas relacionadas aos tempos em que vivemos de pandemia por conta do novo coronavírus a as implicações por eles causadas”, explica.

Importante esclarecer que o modelo biopsicossocial é um conceito amplo que estuda a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos, que podem ser genéticos, bioquímicos, etc; fatores psicológicos que envolvem o estado de humor, personalidade, comportamento, entre outros; e fatores sociais relacionados à cultura, família e socioeconômicos.

A iniciativa leva em conta a dimensão do problema em saúde coletiva e as particularidades da questão da Covid-19, por ser uma doença nova e altamente contagiosa, ainda que com índices elevados de casos curáveis, deve-se observar de que forma a doença irá trazer impactos biopsicossociais.

Em situações como a atual, os profissionais de saúde mental têm observado um maior número de casos de sofrimento psíquico na população em geral, pincipalmente por conta do impacto nas rotinas das pessoas. “Cada ser humano irá reagir a seu modo e jeito frente a essa realidade, pois a subjetividade irá se fazer presente e as formas de enfrentamento irá depender dos recursos internos que cada ser possui”, relata o psicólogo do IBCC Jaçanã, Gilmar Rodrigues. “Importante ressaltar que cada ser humano reage a seu modo e jeito, levando em consideração a sua subjetividade e também os recursos internos de cada um“, relata o psicólogo do IBCC Jaçanã , Gilmar Rodrigues.

De acordo com a coordenadora assistencial da Unidade, Fabiane Jerônimo, “a ação teve um reflexo muito positivo no comportamento e disposição dos profissionais no enfrentamento diante das situações que vivenciamos nesse período de Pandemia, foi muito importante ver o envolvimento da equipe e o quantos eles se dispuseram em ajudar“, comentou.

Vale lembrar que essa ação se estende também aos pacientes, em outros formatos e em casos pontuais, pois a administração do IBCC Jaçanã entende que, ainda que estejam institucionalizados, os impactos nas rotinas são recorrentes e dinâmicos. As atividades do projeto “Você não está sozinho” ocorre em dias alternados com propósito de não impactar na rotina institucional e portanto, nos seguintes horários:

  • Período da manhã: às 10h.
  • Período da tarde: às 15h.

Psicólogo Gilmar Rodrigues e profissionais do IBCC Jaçanã

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia