fbpx

IBCC Oncologia implementa tecnologia integrada de controle de qualidade em radioterapia

4 de dezembro

Com isso, hospital passa a ser referência para apoiar melhores práticas.

O IBCC Oncologia firmou parceria com a empresa americana Sun Nuclear para ampliar o controle de qualidade em todas as etapas da terapia por radiação. Isso quer dizer que tanto o planejamento do tratamento quanto o alinhamento, a quantidade de doses e de sessões, o pré-atendimento, o monitoramento e a eficácia durante a terapia terão gerenciamento integrado para mais qualidade da radioterapia.

Trata-se da plataforma SunCHECK de gestão de qualidade independente e integrada. “O equipamento irá permitir que os profissionais da Radioterapia do IBCC Oncologia alcancem ainda maior sucesso na segurança do paciente”, diz a física oncologista, Herminiane Vasconcellos, uma das responsáveis pela implementação do SunCHECK, no hospital.

Vasconcellos destaca que nos últimos anos, inúmeras novas modalidades de terapia de radiação e técnicas de tratamento foram adotadas. Entretanto, as ferramentas de controle de qualidade chegavam como pacotes separados. Ou seja, projetados para tarefas específicas, com software, bancos de dados, fluxos de trabalho exclusivos e não integrados.

A introdução da licença técnica de planejamento radioterápico denominada VMAT (Terapia em Arco Volumétrico), desenvolvida pela Varian Medical System, juntamente com a plataforma Sunckeck, da empresa Sun Nuclear, possibilita ganho expressivo em todas as fronteiras do tratamento por radiação.

Isso acontece por meio da integração total tanto do controle de qualidade quanto planejamento do tratamento, isso antes, durante e após a sessão de radioterapia.

As tecnologias possibilitam eficácia na conformação de dosagem em torno dos volumes-alvos, poupa órgãos normais adjacentes em um tratamento extremamente rápido e com muito mais controle de qualidade.

Com a aquisição do SunCHECK, o IBCC Oncologia passa a usar recursos de dosimetria e automação de trânsito para fornecer maior gerenciamento de riscos e eficiência no programa de controle de qualidade de radioterapia de maneira integrada”, ressalta Herminiane.

Junto com a plataforma, o IBCC terá à disposição suporte contínuo da Sun Nuclear o que irá facilitar ainda mais o fluxo de trabalho e proporcionar resultados mais aprimorados. Além disso, com a parceria o hospital passa a ser referência para apoiar o desenvolvimento de melhores práticas para uso clínico de produtos. Dessa maneira proporcionar um gerenciamento mais eficaz dos riscos para outros centros de radioterapia que desejam utilizar a mesma plataforma.

A empresa Sun Nuclear desenvolve soluções para radioterapia, diagnóstico por imagem e alinhamento de pacientes para terapia por radiação e disponibiliza equipamentos para mais de 5.000 centros de câncer em todo o mundo.

É importante destacar que em agosto de 2019 o IBCC Oncologia já havia introduzido a licença técnica de planejamento radioterápico VMAT (Volumetric Arc Therapy) que em português significa terapia em arco volumétrico. O VMAT é uma modalidade avançada de IMRT (Intensity-modulated radiotherapy) ou radioterapia de intensidade modulada. Com o VMAT, o tempo de exposição à radiação é menor, mais preciso, preserva áreas ao redor do tumor e minimiza toxicidade para as regiões vizinhas da que está sendo tratada. Por isso, a aquisição de agora possibilita ganho significativo no tratamento por radiação para lesões de pulmão, próstata, fígado, tumores de cabeça e pescoço.

A cada ano, o hospital trata 25.234 novos pacientes em radioterapia. Somente em 2018, o IBCC Oncologia realizou 24.417 sessões de radioterapia para tratar várias especialidades oncológicas.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia