fbpx

No Outubro Rosa, Hospital São Camilo SP distribui lenços e promove consultoria de imagem e estilo a pacientes com câncer de mama

5 de novembro

Ação, realizada nas unidades Ipiranga, Mooca, Santana e Pompeia da Rede, inclui dicas da consultora Suellen Sartorato e tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres durante o tratamento

 

O cuidado com a autoestima é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da paciente com câncer de mama, sobretudo diante dos efeitos do tratamento, que podem impactar a saúde mental da mulher nesta etapa. Essa foi a motivação da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que realizou uma ação em parceria com a consultora de imagem e estilo Suellen Sartorato, dando dicas de amarrações de lenços a pacientes em tratamento.

A iniciativa integra uma série de ações da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, mobilizando seus parceiros e apoiadores da causa durante todo o mês de outubro, com o objetivo de propagar informação e conscientização sobre a importância da prevenção e do cuidado à saúde.

As sessões estão sendo realizadas presencialmente nas unidades Ipiranga, Mooca, Santana e Pompeia, oportunizando a participação das pacientes e acompanhantes, enquanto aguardam atendimento.

Segundo a consultora, que divulga conteúdos especiais durante a campanha Outubro Rosa todos os anos em seus canais nas redes sociais, ensinando de maneira simples e prática sobre imagem, moda e beleza que podem fazer uma grande diferença no dia a dia dessas mulheres. “Estar em contato com as pacientes em tratamento e poder ajudá-las a resgatarem o amor-próprio, para que voltem a sorrir ao se olharem no espelho durante este momento delicado da vida, é muito gratificante”, destaca.

Entre as pacientes que participaram da atividade está Meriele, 35 anos, diagnosticada com um tumor na mama em fevereiro. A paciente realizou uma cirurgia em maio e iniciou as sessões de quimioterapia em julho, cujos efeitos incluem a queda do cabelo. Ela esteve na unidade da Mooca no último dia 14, aprendendo a fazer novas amarrações e até a brincar com o acessório.

A paciente conta que gosta de brincar com o visual e aproveita o lenço para passar a mensagem de que a beleza está muito além do cabelo. “Somos bonitas como somos, através do nosso olhar, da nossa essência, do nosso sorriso. E acredito que o lenço, a peruca, a maquiagem, tudo

isso pode ser usado como uma forma de expressar nossa personalidade e encarar o tratamento com mais leveza e alegria”, afirma.

A paciente descobriu o nódulo durante um autoexame e procurou atendimento médico imediatamente. “Eu já estava preparada para o diagnóstico porque sempre li a respeito e sabia que tinha que levar a sério”, ressalta. Quando recebeu as orientações sobre o início do tratamento e soube que o cabelo poderia cair, Meriele iniciou um processo de mudança interna que envolveu toda a família.

“Eu quis mostrar para meus amigos e familiares, para as pessoas que amo, que estava bem e que ia dar tudo certo”, lembra a paciente que, ao saber que seu cabelo cairia, resolveu realizar algumas vontades que sempre teve: pintar o cabelo nas cores do arco-íris e cortar chanel.

O processo marcou uma nova fase, que ela encara como um recomeço. “Estou enfrentando o tratamento com a autoestima lá em cima. Me sinto bonita e amada, e a doença não vai me derrubar”, comemora.

Para Suellen, histórias como a de Meriele servem como exemplo de como o cuidado com a autoestima podem contribuir para o enfrentamento da doença. “É emocionante ver o resultado deste trabalho, motivando mulheres a se amarem mais e buscarem recursos para se sentirem mais bonitas”, finaliza.

 

Sobre a campanha

Considerado um dos líderes mundiais da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, administrada pelo CFDA Foundation (Fundação do Conselho de Designers de Moda), o Brasil já soma 26 anos de ações de sucesso em prol da causa, sendo representado pelo São Camilo Oncologia como licenciado exclusivo da marca. A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer, integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo.

Em todos estes anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema, como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos.

A instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões, com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. “A Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama”, um dos eventos anuais mais conhecidos da campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades brasileiras.

“A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso deste trabalho ao longo de mais de duas décadas, nos impulsionando a seguir em frente”, complementa Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Para a campanha Outubro Rosa 2021, a ação conta com a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff, com o lançamento de produtos licenciados, além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes sociais e outras mídias.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia