fbpx

“Tratamento de câncer metastático via pesquisa clínica me trouxe qualidade de vida”, conta paciente que completa 10 anos em estudo

2 de julho

Centro de Pesquisa do IBCC completa 27 anos, reforça vantagens de fazer parte de uma pesquisa e desmistifica preconceito 

O IBCC Oncologia atua na conscientização, diagnóstico e tratamento do câncer de forma humanizada. Pensando nisso, um dos grandes pilares do IBCC Oncologia é o ensino e a pesquisa, que é representado pelo Centro de Pesquisa Clínica e Ensino, o qual completa 27 anos em junho.

O tratamento proposto por meio de um estudo clínico oferece a oportunidade de o participante de pesquisa receber uma nova possibilidade terapêutica alinhada com o tratamento padrão oferecido. “A nova possibilidade terapêutica não traz prejuízo para o participante, no entanto, não podemos falar em vantagens ou desvantagens, pois estamos tratando de um estudo clínico que ainda não foi concluído”, destaca Juliana Mauri, gerente geral do IBCC Oncologia.

Francisca Vieira, 48 anos, é paciente  da pesquisa clínica há 10 anos. Em julho de 2013  ela começou o tratamento dois anos após receber o diagnóstico de um câncer de mama. Na época o prognóstico era de um ano de expectativa de vida e, sabendo que, mesmo depois da cirurgia, o câncer poderia retornar  em qualquer parte do corpo. 

Quando tive o diagnóstico da metástase, o Dr. Felipe, médico que me atendia, estava prestes a viajar para os Estados Unidos e, naquele momento, em que eu me encontrava emocionada e preocupada, ele me disse que buscaria o que há de melhor para o meu tratamento e voltaria. Aquele momento de acolhimento foi muito importante para mim”, revela Francisca.

Com o início do tratamento no IBCC, Francisca recebeu o diagnóstico de uma metástase nos ossos e o médico lhe ofereceu a possibilidade de participar de uma pesquisa que tinha como proposta, o uso do pertuzumabe como uma estratégia inovadora naquela época. 

Prestes a completar 10 anos participando da pesquisa e com a medicação atualmente  já  aprovada e utilizada para casos como o seu, ela afirma que isso trouxe muito mais qualidade de vida para ela e diversos pacientes fazendo uso da estratégia de tratamento que teve acesso através do protocolo de pesquisa.

Durante essa década, só tenho a agradecer a equipe de pesquisa e a possibilidade de viver tão bem. Com o tratamento que faço, tenho reações como todo mundo tem, seja no tratamento mais tradicional ou na pesquisa, mas também tenho liberdade para viajar, passear e sou feliz. Posso aproveitar muito cada dia da minha vida”, conta Vieira.

A paciente também contou sobre o preconceito que sofreu quando decidiu participar do tratamento pela pesquisa clínica. “Antes de decidir participar, ouvi de alguns amigos e conhecidos que eu seria cobaia ou rato de laboratório, mas gostaria de ressaltar que foi a pesquisa que me trouxe qualidade e tempo de vida, assim como fui muito bem tratada. Gostaria que todos pudessem ter a oportunidade que eu tive”, fala Francisca.

O que é pesquisa clínica?
O Centro de Pesquisa Clínica e Ensino do IBCC conta com mais de 50 estudos clínicos em andamento, sendo eles tanto estudos de iniciativa das indústrias farmacêuticas, chamados de Estudos Patrocinados, quanto estudos desenvolvidos por pesquisadores do IBCC Oncologia, chamados de Estudos de Iniciativa do Investigador. 

Pesquisa Clínica ou Estudo Clínico é o nome atribuído para a pesquisa que envolve seres humanos com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia de uma nova possibilidade de tratamento para determinadas patologias. Essa avaliação é feita por meio de monitoramento frequente do participante de pesquisa e da coleta de dados durante os procedimentos.

Somos considerados um Centro de referência em oncologia no Brasil, composto por uma equipe altamente qualificada, trabalhando sempre em prol da segurança, bem-estar e melhora da qualidade de vida dos participantes de pesquisa”, explica Mauri.

No Brasil, por questões éticas, não podemos oferecer qualquer remuneração para os participantes de um estudo clínico. No entanto, devido à necessidade de visitas mais frequentes para realização de exames e consultas específicas do estudo, o patrocinador oferece ao participante de pesquisa um auxílio de custo dos valores gastos com passagem e alimentação.

Para participar de uma pesquisa clínica, acesse: https://ibcc.org.br/pesquisa-clinica/

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia