fbpx

04/02 – Dia Mundial do Câncer. Eu sou IBCC e Eu vou levar informações sobre o câncer para você

2 de fevereiro

Desde o ano de 2000 que o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é comemorado com a campanha #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que estimula a sociedade a se apresentar e dizer o que irá fazer em prol do combate ao câncer. No IBCC Oncologia foi adotado o slogan: “Eu sou IBCC E eu vou levar informações sobre o câncer para você. A começar pela definição, o câncer, também chamado de neoplasia maligna, pode ser definido como uma modificação de comportamento celular, ou seja, uma alteração na estrutura genética (DNA) que produz crescimento incontrolável favorecendo o acúmulo desordenado de células, com capacidade de invasão local e/ou à distância.

O organismo humano é formado por células dispostas de maneira organizada e interativa, compondo os tecidos, que, por sua vez, formam os órgãos. A maioria das células está em constante renovação, num processo altamente organizado, dependente de um código genético pré-estabelecido, que permite evitar eventuais distorções da arquitetura original das células, durante as fases de multiplicação e crescimento.

Eventualmente podem ocorrer fatos que contribuem para provocar dano no DNA da célula, ocasionando mensagens genéticas alteradas, que determinam a perda de alguns controles bioquímicos e fazem as células iniciarem um processo de multiplicação de maneira incontrolável e permanente, além de adquirir a capacidade de invasão e destruição das células vizinhas, daí o surgimento do câncer. Não existe apenas um tipo de câncer. Os diversos tecidos que compõem cada órgão podem dar origem a diferentes tipos de tumores.

Os recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e na coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, revelam que será elevada a incidência da doença nos próximos três anos no país. Segundo estimativas do INCA – 2020 2022 – surgirão 625 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano.

De acordo com a Dra. Lilian Arruda, oncologista, diretora clínica e pesquisadora do IBCC Oncologia, 90% dos fatores que levam ao surgimento do câncer estão relacionados com estilo de vida e podem ser evitados.

“Não fumar, evitar bebidas alcoólicas, usar protetor solar, ter uma alimentação rica em vegetais, frutas e legumes, evitando produtos industrializados, açúcar e carnes vermelhas em excesso são atitudes que ajudam na prevenção, além da vacinação contra o HPV para os adolescentes, da prática de atividade física regular e controle do peso. É importante aproveitarmos essa data para que possamos falar sobre a necessidade de desenvolvermos hábitos que visam o nosso próprio bem-estar. Não é saudável cuidar de outros e negligenciar os cuidados a si mesmo”, afirma a médica.

Ainda segundo o INCA, o câncer de pele não melanoma será o mais incidente com 177 mil casos no período, seguido pelos cânceres de mama e próstata com 66 mil ocorrências cada, cólon e reto 41 mil, pulmão 30 mil e estômago 21 mil casos.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia