fbpx

10 dicas de pós-operatório para uma excelente recuperação

31 de maio

Após o término de um procedimento cirúrgico, que exige tantas etapas e processos anteriores, pode parecer que a maratona chegou ao fim, entretanto, para que a recuperação seja de fato a medalha conquistada pelo paciente e os riscos de complicações mitigados, alguns cuidados são essenciais. 

Veja abaixo 10 dicas do que fazer para ter um excelente pós-operatório: 

1. Mantenha uma alimentação saudável 
De forma geral, deve-se manter uma dieta líquida nas primeiras 24h após a cirurgia, devido ao efeito da anestesia. Após esse período, a recomendação é ter uma alimentação branda e de fácil digestão, mas é essencial consultar seu médico a respeito. 

2. Respeite os horários das medicações 
O médico pode receitar alguns medicamentos para controle de sintomas como dor ou a fim de evitar infecções, como analgésicos, anti-inflamatórios ou até antibióticos. É imprescindível tomar a medicação na dosagem e hora indicadas pelo profissional, contribuindo para o processo de recuperação. 

3. Faça repouso 
Em algumas cirurgias o tempo sugerido pode ser maior que em outras, mas é importante respeitar os dias recomendados pelo médico, uma vez que o repouso auxilia na cicatrização correta dos tecidos, além de evitar que os pontos se abram. 

4. Tome banho com cuidado 
Quando houver liberação médica, o banho deve ser feito com cautela, preferencialmente com ajuda e na posição sentada para evitar quedas e possíveis tonturas. É importante proteger os curativos para não molhar e contaminar os pontos. 

5. Levante de maneira correta da cama 
Isso ajuda a diminuir o risco de lesões, aliviar a dor e também evita esforços excessivos. Peça auxílio de alguém, vire-se de lado, utilize os braços para apoiar e se sentar na cama por 5 minutos antes de levantar-se. 

6. Não fume 
O cigarro pode provocar problemas na circulação sanguínea e prejudicar o processo de cicatrização. 

7. Cuidado com dicas caseiras 
Apesar de bem-intencionadas, as indicações de receitas ou dicas caseiras compartilhadas por familiares ou amigos podem ter consequências desagradáveis, consulte sempre seu médico. 

8. Cuidado com o curativo 
Existem vários tipos, as indicações e o tempo de permanência dependem do tipo de cirurgia. De maneira geral, a recomendação é lavar com água e sabão e secar bem antes de realizar a troca para evitar infecções.  

9. Não se compare 
Cada indivíduo é único, assim como seu organismo, por isso o tempo e o processo de recuperação após uma cirurgia não seguem regras universais, tem particularidades, de acordo com cada paciente. 

10. Converse com seu médico 
Mantenha um diálogo franco e frequente com o profissional que te acompanha, ele é a pessoa mais adequada para esclarecer suas dúvidas e oferecer orientações. Ao menor sintoma incomum, como febre, dor aguda, sangramento, inchaço, não hesite e procure seu médico.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia