fbpx

Medicamentos genéricos: saiba algumas das principais dúvidas

23 de maio

Medicamentos são muito importantes para nossa saúde, principalmente para aqueles que possuem doenças crônicas e que precisam de tratamento contínuo.

Desde 1999 foram instituídas no Brasil as medicações genéricas, para facilitar o acesso a produtos de qualidade e com preços acessíveis. Mas desde sua chegada, os medicamentos genéricos causam muitas dúvidas nos brasileiros, Por isso, separamos algumas perguntas e respostas para ajudar no esclarecimento.

1. O que são medicamentos genéricos?
Eles têm as mesmas características que os remédios de marca (ou originais como também são conhecidos). Possuem os principais ativos, causando os mesmos efeitos.

2. Por que o medicamento genérico é geralmente mais barato?
A indústria de medicamentos genéricos não tem despesas com estudos clínicos e propagandas pois eles são “cópias” de medicamentos já existentes.
Os medicamentos de marca/original passam por todas as etapas de produção e de comercialização e por isso o custo é maior, já o genérico é mais barato por ser mais econômico de produzir e desenvolver.

3. Posso confiar nos genéricos?
Sim! Todos os medicamentos genéricos têm a mesma qualidade dos medicamentos de marca/original. Possuem o mesmo princípio ativo, dosagem e formula farmacêutica.
Também são regulamentados pela Anvisa e passam por rigorosos testes de qualidade.

4. Posso trocar um medicamento de marca por um genérico?
Sim, desde que exista a mesma fórmula e dosagem. O ideal é pedir ao médico que receite o medicamento genérico.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia