Dentre os transtornos originados ao sistema de saúde desde a chegada da Covid-19 no país, o desaparecimento dos frequentes doadores de sangue está entre um deles. Por essa razão, o Banco de Sangue do IBCC Oncologia, localizado na Mooca, região leste da cidade de São Paulo, convoca mais uma vez a população para que compareça para fazer uma doação. Isso pelo fato de que os estoques de sangue estão em média 60% abaixo do ideal.
Juliana Lima, coordenadora do Banco de Sangue do Hospital, ressalta que existe falta de todos os tipos sanguíneos e o O+ é o que no momento representa a maior falta e, estoque. “Ainda que essa diminuição no número de doadores esteja acontecendo em vários hemocentros brasileiros, dessa vez o que se percebe é que apesar de já termos passado por momentos críticos em outras situações, nunca tivemos essa ocorrência por um período tão longo“, afirma.
Vários doadores regulares deixaram de comparecer por medo de serem contaminados pelo novo coronavírus. Mas não há razão para isso adverte a coordenadora. Juliana, esclarece que o Banco de Sangue do IBCC Oncologia adotou todos os procedimentos necessários para garantir segurança de quem frequenta, trabalha ou comparece ao Hospital. No próximo dia 25/11 é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data em que se espera um aumento da solidariedade entre a população. No Brasil, 16 pessoas doam sangue a cada 1.000, apenas 1,6% da população é doadora, enquanto o recomendado pela OMS (organização Mundial da Saúde) é de 3 a 5% de uma nação.