“Estou muito feliz e orgulhoso por todos eles. Saber que o país terá agora ginecologistas oncológicos numa nação onde não acontecia o tratamento adequado a esse tipo de doença. Os 3 especialistas são uma esperança num dos países com a maior taxa de câncer de colo do uterino no mundo”, destaca o Dr. André.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que o cancro do colo do útero afeta 32% do total das mulheres pacientes de câncer em Moçambique. Ainda segundo a Global Cancer Observatory (Globocan), dados de 2017, 64 em cada 100 morrem de cancro de útero.
No portal do IGCS as homenagens aos formados, agradecimentos aos participantes do projeto e aos mentores. “Muito obrigado a todo o time da IGCS. Estou ciente de que com o programa muitas mulheres moçambicanas serão beneficiadas, (durante o treinamento muitas mulheres moçambicanas com câncer ginecológico receberam o tratamento adequado), é nosso dever continuar a tratá-las adequadamente”, disse a Dra. Dércia Changule.
“O programa da IGCS mudou a abordagem no diagnóstico e tratamento das neoplasias ginecológica malignas em Moçambique. A nossa formação desempenhou um papel chave nessa mudança. Sinto-me feliz por fazer parte desse programa”, acrescentou a Dra. Ricardina Rangeiro. Para o Dr. Siro Daud, “foi uma grande e única oportunidade fazer parte deste programa. Serei eternamente grata aos mentores e a todos os envolvidos. Moçambique agora faz parte do time da Ginecologia Oncológica”.
Sobre o Programa
De acordo com informações do portal do IGCS, o Global Curriculum foi estabelecido em 2017 sob a liderança do então presidente, Michael Quinn. É um programa abrangente de educação e treinamento de dois anos projetado para regiões ao redor do mundo que atualmente não têm treinamento formal em ginecologia oncológica. Clique aqui para saber mais sobre o programa.