fbpx

50 anos do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

27 de julho

No próximo dia 27 de julho será celebrado os 50 anos da oficialização do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, um marco nacional que regulamenta a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Os acidentes acontecem quando menos se espera e pode ocorrer no trajeto entre a residência e o local de trabalho e durante o serviço, ocasionando lesões e perturbações, que podem ser de ordem corporal ou funcional e pode acarretar incapacidade nas funções profissionais.

Dados de 2021 revelam que foram mais de 561 mil comunicações de acidentes de trabalho no Brasil, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Diante deste cenário a prevenção se torna ainda mais importante.

O trabalhador deve sempre seguir os procedimentos instituídos, mantendo o foco durante a realização da tarefa evitando distrações, usar adequadamente os EPI’S (equipamentos de proteção individual) e participar das capacitações e treinamentos estabelecidos pela empresa que atua. “Quando o acidente acontece, o profissional deve avisar imediatamente o gestor e procurar atendimento na medicina do trabalho, caso esteja fora do horário comercial se dirigir ao Pronto Socorro mais próximo e na sequência comunicar a ocorrência na segurança do trabalho“, afirma Ana Paula Pimentel, Engenheira do SESMT da Rede de Hospitais São Camilo de SP.

Um dos maiores auxiliadores da prevenção é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como principal objetivo cuidar para que os ambientes permaneçam seguros e em condições adequadas para o desempenho das atividades, sendo o suporte da equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nos setores.

A comissão é composta por profissionais de diversas áreas, o que contribui para que as possibilidades de risco sejam avaliadas e mitigadas de forma mais efetiva, enriquecendo o debate e a análise das situações. “A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo zela pela segurança e saúde dos seus milhares de profissionais, criando sempre ações educativas, treinamentos e simulados, revisando procedimentos e inspecionando setores, disponibilizando também materiais e produtos para a adoção de práticas seguras e prevencionistas durante toda jornada de trabalho“, finaliza o Técnico de Segurança no Trabalho, Francisco Cláudio.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia