fbpx

8 Consequências da automedicação para a saúde

5 de maio

Medicamentos são soluções muito práticas para tratamento de doenças ou sintomas incômodos. A maioria deles são comprimidos fáceis de guardar e de tomar quando há a necessidade.  

Essa praticidade é excelente para realizarmos um tratamento sem precisar mudar nossa rotina. Por outro lado, essa facilidade acaba tornando a prática da automedicação tentadora.

A automedicação é o ato de tomar medicamentos sem avaliação e indicação médica, uma prática que envolve vários riscos. Mesmo os medicamentos mais cotidianos como por exemplo analgésicos, que podem ser adquiridos sem necessidade de receita médica,  podem trazer problemas sem que o paciente perceba.  

Confira os principais riscos da automedicação:

Ineficiência
O medicamento tomado pode não ser indicado para a doença que se está tentando tratar, e assim não ter o efeito desejado . Isso pode induzir o paciente a aumentar a dose e expor a outros riscos.

Efeitos colaterais
Todo medicamento tem efeitos colaterais. Tomar medicamento sem indicação médica pode fazer com que o paciente sofra desnecessariamente com efeitos colaterais indesejados, desconfortáveis ou até perigosos.  

Mascarar doenças
O medicamento tomado pode aliviar os sintomas do paciente, mas sem tratar a doença que os provoca. Dessa forma, uma doença que poderia ser diagnosticada e tratada precocemente pode progredir e se agravar sem que o paciente se dê conta.

Interação medicamentosa
Medicamentos podem interagir com outros medicamentos ou até mesmo com alimentos, suplementos, vitaminas e chás que se esteja tomando. Essas interações podem reduzir ou intensificar o efeito de algum deles por exemplo, podendo tornar tratamentos ineficazes ou aumentar o risco de intoxicação.

Agravamento de doenças e sintomas
Alguns medicamentos são contraindicados a pacientes com determinadas condições clínicas. O paciente que toma medicamento por conta própria pode inadvertidamente adoecer ou agravar o quadro de uma doença.

Intoxicação
Um dos maiores perigos de tomar medicação por conta própria. Tomar um remédio contraindicado para a alguma condição do paciente ou em dosagem inadequada pode causar uma intoxicação.

Dependência química
Medicamentos controlados (conhecidos como “tarja preta”) podem gerar dependência química em paciente que os tomam sem o devido acompanhamento médico.  

Desenvolvimento de bactérias resistentes
O uso indiscriminado de antibióticos pode levar bactérias a desenvolverem resistência, tornando esse tipo de medicamento menos efetivo no combate a infecções futuras.  

Consulte sempre um médico ou farmacêutico para orientação sobre tratamentos. Nunca tome medicamentos por conta própria. 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia