Av. Alcântara Machado, 2576 (SP)
(11) 3474-4222 / (11) 3777-1280
(11) 3474-4200
(11) 3777-0453
ligue ou clique aqui
para solicitar
A prática de atividades físicas regulares e alimentação balanceada são fundamentais para uma vida saudável. Mas além desses hábitos, é importante que a visita ao médico também esteja na rotina.
A realização de exames preventivos periódico auxilia na detecção precoces de doenças silenciosas, ou seja, que avançam sem apresentar sintomas. A detecção precoce dessas doenças permite o início do tratamento ainda nos estágios iniciais, evitando que a doença traga consequências mais graves e possibilitando chances maiores de cura.
Confira quais são os exames periódicos que não deve deixar de ser realizados.
Pressão arterial
Deve ser aferida em toda consulta médica. Pode detectar a hipertensão arterial.
Exames oftalmológicos
A visita ao oftalmologista deve ser anual. Além da correção do grau dos óculos, o oftalmologista pode detectar precocemente doenças silenciosas mais sérias, como o glaucoma.
Exames de sangue
Exames de hemograma completo, glicemia de jejum, perfil lipídico, creatinina e ureia são muito úteis e podem detectar uma série de distúrbios como colesterol elevado, diabetes ou infecções. Deve ser realizado anualmente.
Papanicolau
Mulheres devem visitar anualmente o ginecologista para a realização do Papanicolau, exame que pode detectar precocemente infecção pelo HPV, que pode causar o câncer de colo de útero.
A partir dos 40 anos
A partir dos 40 anos, é preciso acrescentar à rotina a realização periódica de outros exames:
Checkup cardiológico
O checkup vai incluir além dos exames de sangue e aferição de pressão, outros exames mais completos, como:
– eletrocardiograma: detecta arritmias;
– MAPA: afere a pressão arterial diversas vezes ao longo de 24 horas;
– teste ergonômico: avalia a resposta do coração ao esforço físico;
– ecocardiograma: ultrassom do coração, capaz de detectar problemas anatômicos no órgão.
Mamografia
Deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos. Permite a detecção precoce do câncer de mama. Mulheres com histórico familiar da doença podem começar a realizar mamografia mais cedo.
A partir dos 45 anos
Colonoscopia
O exame permite a detecção precoce de lesões que podem levar ao câncer colorretal. Deve ser realizado por homens e mulheres a cada 5 anos a partir dos 45 anos de idade. O início da realização do exame e a frequência, no entanto, podem mudar por orientação médica a depender da presença de fatores de risco para a doença.
A partir dos 50 anos
Toque retal e PSA
Homens a partir dos 50 anos devem realizar anualmente o exame de toque retal e o de PSA (Antígeno Prostático Específico), que possibilitam a detecção precoce do câncer de próstata. Homens com histórico familiar da doença podem começar a realizar o exame mais cedo.
A partir dos 65 anos
Densitometria óssea
Exame que avalia a resistência dos ossos a fratura. Deve ser realizado anualmente por mulheres a partir dos 65 anos e homens a partir dos 70 anos. Pode diagnosticar a osteopenia e a osteoporose, doenças que deixam os ossos mais frágeis e vulneráveis a fraturas.