fbpx

Entenda para que serve os exames do check up cardiológico

9 de agosto

Check up cardiológico é um conjunto de exames básicos realizados preventivamente que possibilitam o diagnóstico precoce de doenças que podem afetar a saúde do coração.

Recomenda-se a realização de um check up cardiológico anual para indivíduos com mais de 40 anos. Quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa iniciar antes.

Os exames reaizados em um check uo nem sempre são os mesmos. Eles podem variar de acordo com indicação do médico a depender do histórico de saúde do paciente, eventual presença de doenças ou manifestação de sintomas, entre outros fatores.

Confira quais são os principais exames, como eles funcionam e o que podem diagnosticar.

Exames de sangue
Em um check up cardiológico, é sempre solicitado alguns exames de sangue básicos. Eles são:
– Glicemia de jejum: avalia os níveis de glicose no sangue, podendo diagnosticar diabetes.
– Perfil lipídico: avalia os níveis de colesteróis e triglicerídeos, que, se estiverem desregulados, podem indicar risco de formação de placas de gordura nas artérias.

Confira os valores normais para pessoas adultas

    Valores normais para adultos > 20 anos (mg/dL)
         – Colesterol LDL: <130 a <50*
         – Colesterol HDL: >40
         – Colesterol Total: <190
         – Colesterol não-HDL: <160 a <80*

    Valores normais para adultos > 20 anos (mg/dL):
         – <150 com jejum
         – <175 sem jejum

Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame que analisa a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos ligados a diferentes partes do corpo. Os pulsos elétricos ficam registrados em um gráfico, o que permite detectar anomalias na frequência cardíaca, como arritmias.

Holter de ECG
Em alguns casos, o eletrocardiograma simples não é capaz de detectar a origem das anomalias no ritmo cardíaco. Nesse caso, pode ser necessário o Holter de Eletrocardiograma, um exame que registra a atividade cardíaca ao longo de 24 horas. O paciente fica com um monitor na cintura e eletrodos no peito durante todo o período.

Teste ergométrico
Teste realizado em bicicleta ergométrica ou esteira. Avalia o comportamento do coração durante o esforço físico. No exame, é realizados eletrocardiograma e aferição de pressão arterial durante o esforço físico. O exame auxilia na detecção de obstrução nas artérias coronarianas.

Ecocardiograma
O ecocardiograma é um ultrassom do coração. Permite o estudo da anatomia do coração e do fluxo sanguíneo no órgão. Pode detectar problemas nas válvulas do coração e sinais de insuficiência cardíaca, por exemplo.

MAPA
MAPA é sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. É um exame que registra a pressão arterial do indivíduo a cada 15 minutos ao longo de 24 horas. Dessa forma, a pressão pode ser medida em diferentes momentos, como durante o sono, oferecendo informações mais completas que uma aferição única de pressão. É um exame importante para a detecção da hipertensão.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia