fbpx

Receita de vó cura mesmo? Especialistas do Hospital São Camilo SP explicam

26 de agosto

Remédios caseiros para gripe, dor de garganta, terçol e má digestão estão entre as receitinhas de antepassados que perpetuam até hoje  

Seja para curar um resfriado, acabar com a azia e má digestão ou mesmo ajudar a cicatrizar feridas, toda família tem aquela receitinha de vó que perpetua por gerações. 

Mas, afinal, canja de galinha ajuda mesmo a recarregar as energias? Batata crua reduz a azia? Neste mês em que se comemora o Dia dos Avós, especialistas da Rede de Hospitais São Camilo SP esclarecem sobre estas e outras dicas propagadas por nossos antepassados e que já fazem parte da cultura popular. 

A famosa canja de galinha da vovó, por exemplo, considerada um alimento capaz de melhorar a imunidade e curar gripes e resfriados, encontra fundamentos na medicina devido às suas propriedades nutricionais.  
 
Segundo Tatiana Bononi, nutricionista do Hospital São Camilo SP, a receita pode atuar como um “fortificante” para o organismo. “Além de ser uma refeição saudável e leve, ideal quando o corpo precisa se recuperar de uma doença ou infecção, o frango, ao ser cozido, libera uma substância que auxilia na expectoração dos líquidos pulmonares”, reforça. Ela afirma ainda que a canja é rica em proteínas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. 

Da mesma forma, o chá de casca de cebola, uma receita antiga para melhorar a imunidade e ajudar a combater gripes e resfriados, tem fundamentos devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do alimento.  

“Ao fazer um chá com esta parte da cebola, usufruímos das ações analgésicas, vasodilatadoras e antivirais, já que a casca tem maior concentração de vitaminas e minerais. E é, geralmente, a parte que as pessoas descartam”, destaca a nutricionista. 
 
Outra dica que encontra unanimidade entre os especialistas é o chá de boldo. A planta, de sabor amargo, é especialmente eficaz no tratamento de problemas digestivos.  
 
De acordo com o gastro-proctologista Henrique Perobelli, que também atua na Rede São Camilo SP, além de ter função diurética, o boldo reduz a acidez gástrica e é bastante utilizado em pacientes com esteatose hepática. 
 
O médico também esclarece que o costume de ingerir batata crua, recomendação comum entre os mais idosos para aliviar sintomas da má digestão, pode ser tranquilamente seguido por pessoas que sentem azia ou cólicas estomacais.  
 
A batata, assim como a maçã, banana ou melão, são alimentos ótimos para diminuir dores e desconfortos no estômago, pois contam com propriedades que ajudam a reduzir o PH gástrico”, explica. 
 
O tubérculo ainda é conhecido por muitas pessoas como um recurso para aliviar as dores da enxaqueca. O neurologista Paulo Nakano frisa que a batata crua e gelada possui características que ajudam a reduzir os sintomas e pode ser utilizada sem contraindicações.  
 
Quando ocorre a enxaqueca, os vasos sanguíneos sofrem uma dilatação, aumentando a circulação do sangue na região onde há dor. Assim, a estrutura espessa e flexível da batata se ajusta bem ao local e consegue manter a região fria por mais tempo, reduzindo o calibre dos vasos”, salienta.  
 
saúde dos olhos também sempre foi alvo de inúmeras receitas caseiras, seja para a cura do terçol ou de qualquer irritação. Nesses casos, a oftalmologista da Rede de Hospitais São Camilo SP, Renata Rabelo traz algumas orientações.  
 
Segundo ela, a melhor forma de reduzir qualquer irritação nos olhos ou conjuntivite é lavando a região com água filtrada gelada.  
 
Não se usa mais a água boricada como se fazia antigamente, pois hoje sabemos que algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas, piorando o quadro. Também não orientamos o uso do soro fisiológico, pois o sal da formulação pode causar ardências”, detalha. 

Por fim, muitas pessoas seguem a dica da vovó de encostar um anel nas pálpebras para curar o terçol. A médica revela que o hábito dos nossos antepassados não é uma mera simpatia.  
 
Um dos tratamentos para o terçol é justamente fazer compressas mornas sobre o olho. Então, se alguém tira um anel do dedo e encosta ali, o metal aquecido pode ajudar a reduzir os sintomas”, cita dra. Renata, lembrando que é importante que o objeto precisa estar higienizado para evitar infecções. 

O mesmo ocorre no caso do uso do açúcar para cicatrizar feridas. A dermatologista Ana Célia Xavier explica que, embora atualmente existam outros recursos para cuidar de um machucado, a receita fazia sentido.  
 
Ao colocar uma boa quantidade de açúcar, preferencialmente do tipo cristal, em cima de um corte, seus grãos irão absorver a umidade do local, reduzindo os riscos de proliferação de bactérias”, finaliza. 

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia