fbpx

Câncer: conscientização que salva vidas

4 de agosto

O câncer é o nome dado a um grupo de mais de 200 doenças caracterizadas pelo crescimento anormal desordenado de células de um determinado tecido do corpo. Pode afetar qualquer órgão com diferentes níveis de agressividade e ter causas variadas e multifatoriais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer afeta mais de 12 milhões de pessoas em todo mundo anualmente. No Brasil, o INCA estima que haverá mais de 700 mil casos entre 2023 e 2025. Hoje, os cânceres de todos os tipos são a segunda maior causa de óbitos no país depois das doenças cardiovasculares. Em decorrência do envelhecimento da população e do estilo de vida moderno, o câncer tem se tornado uma doença cada vez mais comum. Por outro lado, o constante avanço da medicina tem propiciado a realização de diagnósticos cada vez mais precoces e tratamento mais eficazes. Dessa forma, as chances de cura da doença, hoje, são muito melhores do que eram no passado.

Por carregar uma conotação muito negativa, é comum que as pessoas evitem falar sobre a doença ou até mesmo tenham medo de realizar os exames preventivos com receio de um diagnóstico positivo.

O Dia da Campanha Educativa de Combate ao câncer é uma data para enfrentar os tabus em torno do câncer e conscientizar a população sobre os cuidados para prevenir e diagnosticar precocemente a doença.

Prevenção

De acordo com a Dr. Beatriz Godoi Cavalheiro, cirurgiã de cabeça e pescoço do IBCC Oncologia, o câncer é uma doença com muitas facetas. “Existe um leque de situações caracterizadas como câncer e cada câncer é único. Suas causas mesclam predisposições individuais à exposição ambiental a fatores de risco, em composições próprias para cada caso. Em geral, não se pode interferir na predisposição individual, mas pode-se atentar aos riscos ambientais”, explica.

Portanto, é possível adotar medidas que visam minimizar os fatores de risco externos e assim diminuir as chances de desenvolvimento da doença, ainda que não seja possível preveni-la totalmente.

Listamos algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar as chances de desenvolvimento do câncer:

– Evite o tabagismo;
– Modere o consumo de álcool;
– Vacine meninos e meninas contra o vírus HPV;
– Evite a exposição ao sol das 10h às 15h e use protetor solar todos os dias;
– Tenha uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e legumes, evitando embutidos e alimentos ultraprocessados;
– Pratique exercícios físicos regularmente;

Diagnóstico precoce

Considerando que ninguém é capaz de evitar totalmente a doença, alguns exames de rotina são necessários para permitir que, caso a doença venha a ocorrer, ela possa ser diagnosticada precocemente e assim permitir um tratamento ainda nos estágios iniciais, o que permite maiores chances de sucesso no tratamento. Esses exames são especialmente importantes porque, em muitos casos, o câncer é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Se o paciente aguardar sentir algo para procurar um médico, a doença pode já estar avançada.

Por isso, fique atento a rotina de exames para a prevenção do câncer:

Mamografia
Realizada anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Permite diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Papanicolau
Realizada anualmente por mulheres a partir dos 25 anos. Permite diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero.

Toque retal e PSA
Realizados anualmente por homens a partir dos 40 anos. Permite identificar precocemente câncer de próstata.

Colonoscopia
Início e periodicidade avaliados pelo coloproctologista, a depender da presença de fatores de risco para o câncer colorretal.

Consultas anuais ao dentista
Além dos cuidados básicos de saúde bucal, permite o diagnóstico precoce de câncer de boca.

Sinais de alerta

Nem sempre é possível detectar um câncer nos estágios iniciais. Por isso, é importante estar alerta e procurar um médico para avaliar qualquer alteração no corpo. A atenção aos cuidados com a saúde também permite o diagnóstico do câncer o mais precocemente possível.

Listamos alguns sintomas que podem indicar algum problema de saúde importante, como um câncer:

– Pintas na pele que crescem de tamanho;
– Feridas na pele que não cicatrizam;
– Inchaço ou caroço em qualquer parte do corpo;
– Alterações na mama, como surgimento de nódulos espessamento da pele e secreções expelidas pelo mamilo;
– Aparição de ínguas sem causa aparente;
– Tosse ou rouquidão persistente;
– Fadiga e fraqueza constante;
– Alterações urinárias ou intestinais;
– Sangramento na urina ou fezes;
– Perda ou ganho de peso sem causa aparente;
– Alterações na boca como feridas, sangramentos, dor ou dormência.

Histórico familiar de câncer

É natural que quem tem história de câncer na família tenha medo de também desenvolver a doença em algum momento da vida. É importante destacar que apenas uma parcela dos cânceres tem fator genético envolvido. A maioria dos casos surgem sem qualquer relação com hereditariedade. Ainda assim, é importante que pessoas que tenham histórico familiar da doença converse com seu médico para avaliar se o seu risco é aumentado e tirar todas as dúvidas. O médico pode indicar o início mais cedo ou uma frequência maior na realização dos exames periódicos. A depender do caso, é possível fazer uma avaliação oncogenética para saber se você possui algum gene relacionado à maior predisposição ao desenvolvimento de algum tipo de câncer.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia