Acesso Rápido

Seja bem-vindo(a), hoje é Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Em busca de doadores. Banco de Sangue registra queda de 70% nas doações

13 de Maio

No IBCC Oncologia há falta dos tipos A+ e O+ e cirurgias oncológicas podem ser suspensas

Enquanto todo o estado de São Paulo e a maior parte dos municípios do país, redobram os esforços para ampliar a capacidade de atendimento da população acometida pela Covid-19, a pandemia do novo coronavírus está prejudicando outra demanda essencial para a assistência hospitalar: a doação de sangue.

Mesmo com o registro de 40% nas cirurgias e redução significativa no número de Transplantes de Medula Óssea, os procedimentos de alta complexidade permanecem ativos no IBCC Oncologia, que faz um apelo emergencial para doação de sangue.

O número de doadores está bem abaixo da média que o IBCC Oncologia já teve. Antes da pandemia a média era de 40 doadores por dia, nas últimas semanas menos de 10 pessoas a cada dia tem procurado o Banco de Sangue. O Hospital precisa de sangue dos tipos A+ e O+ para transfusões, sobretudo para as cirurgias oncológicas.

A coordenadora do Banco de Sangue do IBCC Oncologia, Juliana Lima, explica que se trata de um serviço essencial e que a doação de sangue é segura. Ela atribui parte da queda à importantes e necessárias orientações dos órgãos de saúde para que se evite deslocamentos e aglomerações. “Isso acabou por fazer com que os costumeiros doadores de sangue passassem a evitar os bancos de sangue e com isso os estoques despencaram, mas muitas pessoas precisam da doação que salva vidas”, adverte Juliana.

Ela faz um apelo “pedimos para que as pessoas saudáveis não suspendam as doações e as realizem mediante agendamentos individuais. Todas as doações serão agendadas previamente com data e hora para evitar aglomerações desnecessárias” e sugere “reserve 1 hora do dia e saia de casa para fazer o bem, doar sangue. Caso você venha em seu carro próprio não há cobrança de estacionamento. Utilize máscara e não deixe de fazer o bem a quem precisa”, diz.

Vale ressaltar que mesmo as pessoas que contraíram Covid- 19 podem doar sangue. A coordenadora alerta “esses doadores precisam esperar 30 dias a partir da cura completa da Covid-19 para doarem sangue de forma segura”, ressalta. Já as pessoas com suspeitas e/ou aquelas que atuam na assistência com casos de coronavírus não devem doar.

O presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) Dr. Dante Langhi e coordenador médico do Banco de Sangue do IBCC Oncologia, esclarece que “Doar sangue não representa nenhum risco de contrair a Covid-19”. E acrescenta “caso você esteja prestes a tomar alguma vacina, como da gripe ou outra, primeiro é importante que doe sangue”, frisa.

CRITÉRIOS:

  • Os interessados em aderir à campanha do Banco de Sangue do IBCC Oncologia devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
  • Os menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis para a doação.
  • Recomenda-se que o doador evite alimentos gordurosos quatro horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, mas precisam estar alimentados para doar.
  • As mulheres podem doar sangue três vezes por ano, com intervalos de 90 dias; e os homens podem doar quatro vezes anualmente, com intervalos de 60 dias.


O Banco de Sangue do IBCC Oncologia está localizado na avenida Alcântara Machado, 2576 – Mooca.
Mais informações pelo telefone: (11) 3474-4280 ou pelo WhatsApp (11) 99366-4030.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e aos sábados das 8h às 13h.

O banco de sangue do IBCC Oncologia cumpre todas as recomendações do Ministério da Saúde para que as doações sejam feitas de maneira altamente segura.

© 2020 IBCC Oncologia