fbpx

Dicas, mitos e verdades sobre o câncer de pele

8 de dezembro
Dicas, mitos e verdades sobre o câncer de pele

1. Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
2. Procurar lugares com sombra;
3. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
4. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo;
5. Usar filtro solar próprio para os lábios.

Recomendações especiais do IBCC Oncologia para qualquer idade quando há fator de risco

1. Não se esqueça dos dias quentes e nublados. O “mormaço” também queima a pele;
2. Não acredite que ficar na piscina reduz a chance de sofrer queimaduras solares. A luz penetra e se amplifica dentro da água a até 40 cm de profundidade.
3. Proteja especialmente as orelhas, nuca, joelhos e dorso dos pés (todo mundo já voltou vermelho nessas regiões depois de um passeio ou pescaria).
4. Passeios na montanha ou na neve aumentam a chance de queimadura solar (quanto mais alto se vai, mais perto do sol estamos também).

Quanto maior número de fator de proteção solar maior é a sua proteção?

A eficácia de um protetor FPS 30 é praticamente a mesma de um protetor FPS 70 na primeira hora de aplicação. A partir disso a duração na pele e a eficácia se reduz. Se você for ficar somente 1 hora sob o sol, tudo bem. Se pretende ficar mais tempo, reaplique o protetor a cada hora ou após ter entrado na água.

Existe algum tipo de protetor solar mais recomendado?

Os protetores todos são bastante eficientes. Procure utilizar os menos oleosos e menos perfumados. As pessoas alérgicas costumam se sentir melhor com produtos feitos à base de filtros físicos e menos perfumes e conservantes.  Para quem é sensível ou possui dermatite atópica recomendamos usar filtros pediátricos.  

A hereditariedade aumenta minhas chances?
Hereditariedade tem relevância neste tipo de câncer também. Se alguém de sua família teve câncer de pele muito jovem, fique atento.

Se há casos de melanoma, câncer de mama e pâncreas em parentes próximos (pais e irmãos) e você tem muitas pintas na pele, fique alerta.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia