fbpx

Região Sudeste é a de maior incidência do câncer de pele

8 de dezembro

Saiba como prevenir o tipo de câncer mais comum no país

A cada ano, em média, surgirão 185.380 novos casos de câncer de pele no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é para ocorrências anuais no período de 2020 a 2022 e inclui o melanoma cutâneo (cerca de 5% do total), mais raro e com alto índice de mortalidade. Os sarcomas e linfomas cutâneos bem mais raros completam 1% do número total de casos e os cânceres não melanoma, que representam 94% do total dos casos de câncer de pele.

Durante o mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove uma campanha de prevenção ao câncer de pele, o tipo mais frequente no ser humano. A utilização de filtro solar é um dos cuidados diários que podem e devem ser usados para prevenir este câncer.

Infelizmente ainda existem pessoas que não entendem o verdadeiro significado de Fotoproteção. Ela é um conjunto de medidas e hábitos a serem incorporados desde cedo. É necessário ensinar, desde a infância, sobre a importância de utilizar chapéus, bonés, camisas com proteção UV durante a prática de esportes ao ar livre durante o ano todo mesmo fora do período de férias. Claramente esse cuidado deve ser redobrado quando se for à praia ou piscinas nos meses mais quentes”, explica o coordenador de dermatologia do IBCC Oncologia, Dr Aldo Toschi.

O uso diário de protetores solares em pessoas de pele, olhos e cabelos claros, ruivos ou que vivam em cidade muito quentes evitam ainda o envelhecimento precoce, além do desenvolvimento do câncer de pele. Se você está nesse grupo de risco, cuide-se e ajude a divulgar esses conceitos.

A região sudeste, ainda de acordo com as estimativas do INCA, é a que representa a maior parcela da população acometida por câncer de pele em função de ter uma população de pele clara oriunda do processo de imigração europeia e da exposição muito intensa à luz solar.

Detecção precoce

Sempre que você observar manchas estranhas e incomuns em seu corpo, procure imediatamente um dermatologista. Quando descoberto logo no início, as chances de cura do câncer de pele aumentam significativamente, então esteja atento aos sinais do seu corpo e não deixe de buscar um profissional para investigar melhor a sua situação.

Quais os sinais do câncer de pele?
Feridas que não cicatrizem, lesões, pintas ou sardas que cresçam rapidamente devem ser investigadas por médicos especialistas. Os check-ups anuais patrocinado pelas grandes empresas já incluem a visita ao dermatologista.

A prevenção e o acompanhamento com dermatologista deve ser rotina para pacientes de maior risco e histórico pessoal ou familiar de câncer de pele. Para quem teve melanoma as visitas devem ser realizadas a cada seis ou doze meses com o dermatologista e/ou o oncologista clínico. 

Cura
Apesar de o melanoma ter alto índice de mortalidade, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce através do exame dermatoscópico. “Há 25 anos, começamos, pioneiramente, a fazer esse exame no IBCC. Através de lentes especiais que detectam o melanoma antes da invasão da derme mais profunda. Isso faz toda a diferença quando se fala em sobrevida a um tumor potencialmente tão agressivo”, complementa.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia