fbpx

Dúvidas frequentes de pacientes com câncer em tratamento no IBCC Oncologia sobre o coronavírus

26 de março

A pandemia do covid-19 já é uma circunstância em desenvolvimento no mundo. Por conta disso, o IBCC Oncologia fará atualizações diárias com perguntas de nossos pacientes e respostas dos especialistas do Hospital. Caso queira, você pode enviar sua pergunta que responderemos nos próximos dias pelas nossas redes sociais.

Ainda devo ir à consulta ambulatorial já agendada?
A orientação da quarentena é que pacientes em acompanhamento ambulatorial (acima de 6 meses ou 1 ano) remarquem e evitem se dirigir a unidades hospitalares. Caso você apresente sinais/sintomas do COVID-19, febre, tosse ou falta de ar, procure o Pronto Atendimento mais próximo ou que aceite o seu plano de saúde. No IBCC Oncologia foi criado um PA exclusivo para triar esses atendimentos evitando a circulação de pessoas com sintomas.

Posso levar acompanhante aos atendimentos que preciso fazer no IBCC Oncologia?
Para proteger os pacientes considerados mais vulneráveis e limitar o risco de exposição tanto para pacientes quanto profissionais, o IBCC Oncologia recomenda acompanhante apenas em casos de necessidade. Durante o tratamento quimioterápico, só manteremos acompanhante mediante casos de extrema necessidade.

Como posso evitar ficar doente com o coronavírus?
As melhores maneiras de se proteger são evitar sair de casa, higienizar sempre as mãos, evitar tocar olhos, nariz, boca e se necessitar sair da residência manter distância mínima de um metro de outras pessoas.

Como paciente com câncer, tenho mais chances de ficar doente com o coronavírus?
Pacientes com câncer apresentam maior risco por conta da redução funcional do sistema imunológico.

Usar máscara vai me proteger de ser infectado?
As máscaras só devem ser usadas se a pessoa estiver doente. Não é aconselhável para pessoas saudáveis. Ela serve para impedir a transmissão do coronavírus para outras pessoas. A maneira mais importante de se proteger é higienizar as mãos adequadamente com frequência, evitar tocar olhos, nariz, boca e manter distância mínima de um metro de outras pessoas.

Sou transplantado ou faço quimioterapia/radioterapia, posso tomar vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe pode e deve ser tomada por paciente que tenha feito transplante de medula óssea e ainda para quem realiza quimioterapia e radioterapia.

O que devo fazer se estiver envolvido em um estudo clínico ou pesquisa clínica do IBCC Oncologia?
Os pacientes integrantes de um estudo do Centro de Pesquisa Clínica do IBCC Oncologia continuarão com os procedimentos. Nada modificará no seu tratamento.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia