fbpx

Estudo comprova: exame RT-PCR antes de cirurgias reduz casos de transmissão hospitalar pela Covid-19

25 de março

Núcleo de Pesquisa São Camilo avaliou 1.636 pacientes com câncer, sem sintomas de Covid, submetidos ao teste; resultado foi abaixo de 1% na taxa de infecção pós-operatória

Em decorrência das demandas impostas pela pandemia de Covid-19, as instituições de saúde precisaram criar protocolos e adaptar processos para controlar as transmissões em ambiente hospitalar e reduzir os riscos de complicações pós-cirúrgicas, garantindo, assim, o máximo de segurança aos pacientes para que pudessem continuar a realizar seus acompanhamentos, exames e diagnósticos.

Para auxiliar na questão, o Núcleo de Pesquisa Clínica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou um estudo que aponta para a importância da realização do teste de Covid antes de cirurgias oncológicas.

Possibilitar uma via cirúrgica livre do vírus é muito importante em pacientes oncológicos, onde o procedimento pode ser a melhor opção de tratamento para muitos tumores”, explica Dr. André Lopes, coordenador de pesquisa em ginecologia oncológica do Núcleo.

A pesquisa, publicada na conceituada revista científica Annals of Surgical Oncology, revelou que o exame RT-PCR (swab nasal) para Covid-19 pode detectar pacientes que estejam assintomáticos ou com infecção precoce, diminuindo a transmissão hospitalar do vírus e reduzindo a taxa de infecção pós-operatória por SARS-CoV-2.

O estudo envolveu 1.636 pacientes sem sintomas de Covid, dos quais 6,2% testaram positivo e, portanto, tiveram suas cirurgias adiadas. “Com isso, obtivemos um número muito menor de casos de infecção no período pós-operatório, sendo de apenas 0,9%”, destaca o especialista.

Dr. André ressalta a relevância da medida pré-operatória, uma vez que pacientes com câncer infectados por Covid-19 têm maior probabilidade de efeitos adversos da cirurgia.

Além disso, o pesquisador salienta que o teste é uma das estratégias implementadas, juntamente com outras medidas, como redução das visitas hospitalares, uso de máscaras e higienização constante das mãos por pacientes e profissionais de saúde.

Quando o paciente apresenta sintomas de Covid-19, previamente são adiados quaisquer procedimentos eletivos. No entanto, se o paciente assintomático realizar o teste e receber um resultado positivo, haverá a oportunidade de ser avaliado pela equipe responsável pelo tratamento, garantindo maior proteção e segurança”, finaliza.

Como participar de um estudo clínico?
Para fazer parte de uma pesquisa, não é necessário ser paciente da instituição, basta que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Núcleo de Pesquisa Clínica do São Camilo Oncologia.

Os interessados devem encaminhar o relatório médico e os exames que comprovam seu diagnóstico para o e-mail recrutamento.pesquisa@hospitasaocamilosp.org.br. Caso o paciente esteja apto a receber o tratamento com segurança, a equipe de recrutamento entrará em contato, agendando uma consulta, onde será feita a orientação e o encaminhamento para o estudo clínico proposto.

Vale frisar que, durante todo o estudo, o paciente recebe acompanhamento assíduo, sempre alinhado ao tratamento padrão, não oferecendo, portanto, quaisquer prejuízos à sua saúde.

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia