fbpx

Jejum antes de exame de sangue é sempre necessário?

6 de abril

A resposta talvez te surpreenda: não.

Até alguns anos atrás, o jejum antes da coleta de sangue era indicado para a maioria dos exames, mas isso mudou. Com os avanços técnicos, hoje a maioria dos exames laboratoriais pode ser coletado de forma mais confortável, sem jejum. Dessa forma, a coleta de sangue para exames laboratoriais torna-se mais prática, confortável e segura, minimizando o risco de hipoglicemia em pessoas com diabetes, gestantes, crianças e idosos.

No entanto, o exame de glicemia de jejum, como o próprio nome já indica, exige a abstinência de alimentos por 8 horas. Outros exames úteis no diagnóstico e acompanhamento da diabetes, como o teste de tolerância a glicose, também continuam exigindo as 8 horas de jejum.

O exame de colesterol e triglicerídeos, (perfil lipídico) costumava exigir 12 horas de jejum. Hoje, somente é necessário se for indicado pelo médico. Os laboratórios hoje trabalham com valores de referência definidos para amostras coletadas com ou sem jejum. Portanto, confirme com seu médico se há a necessidade.

Os Centro Médicos da Rede de Hospitais São Camilo fazem coleta de sangue para exames laboratoriais. Não é preciso agendar. Basta chegar com a guia médica.

Dúvidas comuns sobre exames de laboratório

Por que preciso estar em jejum antes de alguns exames laboratoriais?
Os nutrientes e ingredientes presentes nos alimentos e bebidas em geral são absorvidos e chegam ao nosso sangue, podendo interferir com os resultados de alguns poucos exames laboratoriais (dosagem de glicose, por exemplo). O jejum melhora a exatidão e torna o exame laboratorial mais preciso.

Posso ingerir água durante o jejum para exames laboratoriais?
A ingestão de água hidrata o nosso organismo e faz com que as veias sejam mais facilmente puncionadas para coleta de sangue. Beba bastante água antes de fazer qualquer exame de sangue.

Por quanto tempo devo fazer jejum para os exames laboratoriais?
Depende do teste. O jejum recomendado para dosagem da glicose é de oito horas. O seu médico pode solicitar instruções especiais relacionadas com os seus exames, incluindo necessidade de jejum. Sempre siga as orientações do seu médico e as instruções do laboratório.

Quais exames de laboratório exigem jejum obrigatório?
As dosagens de glicose que verificam os níveis de açúcar no sangue geralmente exigem jejum de 8 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico algumas vezes pode solicitar o exame com jejum de 12 horas. Outros exames de laboratório podem exigir jejum, e é por isso que você deve perguntar ao seu médico e ao laboratório clínico, quando houver dúvida.

Posso comer antes de outros exames de laboratório?
Se o exame não requer o jejum para análise, você pode comer algo antes da coleta de sangue.

Posso continuar com o uso das medicações antes da coleta de exames laboratoriais?
A menos que seu médico diga o contrário, tome seus medicamentos habituais.

Depois de quanto tempo após a coleta de sangue, posso comer e ingerir bebidas?
Depois da coleta de sangue, você pode comer e beber algo imediatamente. Para os exames que exigem o jejum, você pode se programar para coletar o exame de sangue no início da manhã e assim pode minimizar o tempo que ficará sem comer.

Posso ingerir bebidas alcoólicas antes da coleta de sangue para exames laboratoriais?
Alguns exames de sangue, como aqueles que avaliam a saúde do fígado ou os níveis de triglicerídeos, podem exigir que você não beba álcool por um período de 24 horas antecedendo a coleta. Traços de álcool podem permanecer na corrente sanguínea por vários dias. Se você tiver alguma dúvida sobre o consumo de álcool, o laboratório poderá orientá-lo.

Há alguma orientação especial sobre o jejum para exames laboratoriais na gravidez?
Existem vários exames de sangue recomendados na gestação para avaliar possíveis problemas de saúde na gestante ou no bebê, seja durante a gravidez ou após o parto. Alguns desses exames requerem jejum para coleta. O jejum geralmente é seguro nas mulheres grávidas em bom estado de saúde e que não tenham uma gravidez de alto risco. O jejum pode aumentar a azia em algumas mulheres grávidas. Beba bastante água e busque orientação para a realização dos exames.

O que pode acontecer se eu coletar exames laboratoriais sem fazer jejum?
A maioria dos exames laboratoriais não requerem a necessidade de jejum e podem ser coletados sem nenhum problema. Se você coletar sangue sem fazer o jejum que é solicitado para determinado exame, os resultados desse exame podem não ser precisos ou exatos. Se você esquecer e comer ou beber alguma coisa, informe no momento da coleta de sangue. Alguns exames podem ser analisados com uma notação de que você não está em jejum e o médico irá fazer a interpretação do exame levando isso em consideração. Se você fez um lanche, tomou uma xícara de café ou até mesmo tomou o café da manhã completo, informe ao laboratório quando fizer a coleta de sangue. Se o jejum é uma necessidade absoluta para resultados confiáveis em determinado exame, será necessário reagendar a sua coleta de sangue.

Colaboração: Dr. Charlles Heldan M. Castro

Diretora Médica: Dra. Lilian Arruda - CRM 147953    |    © Copyright 2023 | IBCC Oncologia